26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baParaíba sedia Free Linguistics Conference nesta quinta e sexta-feira; veja programação

Paraíba sedia Free Linguistics Conference nesta quinta e sexta-feira; veja programação

A Paraíba vai sediar nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) a FLC/2019 The 13th Free Linguistics Conference, que contará com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). O evento terá uma oficina de Pré-Conferência nesta quarta-feira (2) e nos dias seguintes prossegue com a programação oficial, no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

O Free Linguistics Conference (FLC) tem como objetivo geral promover um fórum acessível para pessoas que estejam trabalhando na área de ciências da linguagem para se unirem e compartilhar suas diversas perspectivas, abordagens e pesquisas, visando a implementar ações de internacionalização com grupos de pesquisa da África, das Américas, da Ásia, da Europa e da Oceania, e intercâmbio em portfólios de estudos e investigações na temática das ciências da linguagem em suas diversas vertentes teórico-metodológicas de análise que também priorizem abordagens didáticas.

Esta conferência é um evento gratuito na tentativa de dar maiores oportunidades ao comparecimento de pesquisadores em eventos acadêmicos, oportunizando a troca de experiências científicas para viabilizar avanços nos estudos linguísticos. Em adição, por ser livre nos aspectos acadêmicos de campos e subcampos pré-estabelecidos e fixos na área da linguística, o FLC busca engajar não apenas aqueles pesquisadores com pesquisas já consolidadas, mas procura também reunir aqueles pesquisadores que estão dando seus primeiros passos em suas pesquisas para que sejam realizados estudos e publicações que visem ao atendimento da comunidade universitária e da comunidade em geral por meio de práticas sociais.

No que tange a projetos de internacionalização, a 13ª edição do Free Linguistics Conference, realizada pela primeira vez na América Latina, na cidade de João Pessoa, busca desenvolver planos estratégicos no âmbito do PrInt, como forma de importar conhecimentos produzidos em instituições internacionais visando a melhoria na qualidade dos cursos de pós-graduação das universidades brasileiras. E, no entorno de uma enormidade de pesquisas cientificas brasileiras, busca-se dar maior visibilidade internacional aos produtos gerados pela produção de acadêmicos no Brasil.

Por fim, uma das contribuições desencadeadas pela realização da 13ª Free Linguistics Conference (FLC) se deve ao protagonismo na formação de pós-graduandos do Proling (Programa de Pós-Graduação em Linguística), único programa de pós-graduação em linguística da região nordeste do Brasil avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O FLC busca reunir pesquisadores de diferentes nacionalidades e de distintas áreas de pesquisa para o estabelecimento de diálogos linguísticos, tendo fomento do CCHLA (UFPB) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – e do Proling (UFPB) – Programa de Pós-Graduação em Linguística – e a Faspesq – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

Entre os temas da Conferência com início no dia 3 estão: Natural genre processing of thesis for a genre-based writing assistance, por Rene Venegas (Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso – PUCV); A heterogeneidade da escrita em contexto acadêmico: abordagem didática e disciplinar, por Regina Celi (UFPB). O evento encerra no dia 4, com o tema Educação científica na agenda da linguística aplicada, por Wagner Silva (UFT).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas