29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baLançamento do Outubro Rosa acontece nesta terça na Feira Central de Campina...

Lançamento do Outubro Rosa acontece nesta terça na Feira Central de Campina Grande

O mês de outubro começa nesta terça-feira, 1, e com o início do mês começa também a campanha Outubro Rosa, que conscientiza e intensifica as ações para o diagnóstico do câncer de mama entre as mulheres. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o lançamento da campanha na Feira Central, às 8h, levando vários serviços, inclusive marcação de mamografia para as trabalhadoras da feira.

O evento vai ser realizado no espaço “Bom é na Feira”, no mercado de carnes. As mulheres, moradoras de Campina Grande, precisam levar um documento de identificação oficial, comprovante de residência e cartão SUS para marcarem suas mamografias. No local mesmo elas já ficarão sabendo quando e onde vão realizar o exame.

A ideia de levar o lançamento da campanha para a feira, junto com diversos serviços, é atingir aquelas mulheres trabalhadoras que passam o dia na Feira Central e que não cuidam da sua saúde em função do trabalho. Além da marcação de mamografia e de outros serviços de saúde, uma médica vai tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

A mamografia é indicada para mulheres entre 40 e 59 anos de idade e deve ser realizada anualmente para mulheres com histórico de câncer de mama na família e bianualmente para mulheres sem registros da doença na família. O exame é o principal meio de detectar o câncer que, se diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura.

Além dessa ação, serão desenvolvidas várias iniciativas ao longo do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde, no hospital da FAP, em shoppings, empresas, Instituto dos Cegos e Clubes de Mães. Dentro da programação está prevista também uma grande caminhada rosa pelas ruas da cidade.

Número de procedimentos e casos – Em 2018, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou mais de 50 mil mamografias, mais de 9 mil consultas com mastologistas e mais de 4 mil ultrassonografias mamárias, exame mais específico de rastreio do câncer de mama. Com relação à mortalidade, em 2015 e 2016, 40 mulheres da cidade morreram em função do câncer de mama. Em 2017, esse número caiu para 30 e em 2018 foram 34.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas