25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baJoão Azevêdo assina protocolo de intenções com Sebrae para estimular empreendedorismo na...

João Azevêdo assina protocolo de intenções com Sebrae para estimular empreendedorismo na Paraíba

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (30), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Paraíba) para estimular o empreendedorismo no Estado. A parceria visa combinar esforços entre as instituições para o desenvolvimento de programas e projetos, a fim de contribuir para o surgimento de novos negócios, desenvolvimento de empreendimentos já existentes, bem como de produtos e serviços que apresentem reais oportunidades para a Paraíba.

A cooperação entre as partes vai permitir ações voltadas para a educação empreendedora; simplificação da vida empresarial dos pequenos negócios; elaboração de programa para estimular a formalização, qualificação e  competitividade dos microempreendedores individuais; e fortalecimento do artesanato e das cadeias produtivas da caprinocultura, bovinocultura leiteira e avicultura alternativa.

Na ocasião, a Secretaria Executiva do Empreendedorismo promoveu a assinatura de contratos de concessão de crédito pela linha pessoa jurídica, que somaram R$ 650 mil, e empossou os novos integrantes do Conselho Gestor do Empreender Paraíba.

O governador João Azevêdo ressaltou o esforço do Estado para fortalecer o segmento produtivo e garantir ambientes seguros para investimentos. “A parceria com o Sebrae vai atuar nas Casas da Cidadania, na simplificação da abertura de empresas, na elaboração de um programa para estimular a formalização de programas, o que gera emprego e renda. Além disso, essa cooperação vai permitir o fortalecimento do nosso artesanato, das cadeias produtivas e do Empreender. Investir na base da economia é fundamental em função do grande número do desemprego e temos dados que comprovam que as microempresas têm gerado empregos constantemente”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo estadual também destacou os números do Estado no ranking da geração de emprego. “Nós temos buscado ações para fortalecer o segmento produtivo para que a gente continue sendo o Estado do Nordeste que mais gera emprego e isso acontece porque mantemos o nível de investimento, que faz com que esses dados se consolidem”, acrescentou.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, evidenciou a importância do protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira para o fortalecimento da economia do Estado. “Essa parceria vai desenvolver ações convergentes voltadas para o microempreendedor, nas mais variadas áreas, a exemplo do turismo, da ciência e tecnologia e da regularização e abertura de empresas e acredito que vamos alcançar bons frutos em breve”, frisou.

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, afirmou que os projetos na área do empreendedorismo irão consolidar programas desenvolvidos nas escolas da rede estadual. “Isso inclui formação de professores, maratonas de informações conjuntas, levando os resultados da educação para a vida real com a criação de novas empresas e de projetos empreendedores na Paraíba. O governo investe em programas que preparam o jovem para a Universidade, que insere no mercado de trabalho, na cultura, no esporte e essa grande ação do empreendedorismo vai atender esse público de maneira ampla”, explicou.

O secretário executivo da Fazenda, Bruno Frade, afirmou que o Governo do Estado e o Sebrae promoveram uma parceria importante para o desenvolvimento da Paraíba. “A ideia é de darmos as mãos porque o contribuinte é a máquina propulsora do Estado e que faz o recolhimento dos tributos que são voltados para a realização de ações na saúde, educação e segurança pública, por exemplo. A Secretaria da Fazenda tem buscado a desburocratização e facilitado a atividade do pequeno e médio empresário e a Paraíba já possui legislações extremamente sólidas no sentido de facilitar e dar mais celeridade na abertura de empresas”, disse.

O secretário do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, destacou o trabalho desenvolvido pela gestão estadual em áreas estratégicas da economia. “O Governo tem assumido um papel de destaque para fomentar os pequenos negócios e vamos ampliar o alcance de nossas ações, chegando a todas as regiões, criando soluções econômicas para oferecer dias melhores aos paraibanos”, observou.

O secretário executivo do Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, afirmou que a formalização de parcerias com o Sebrae permitirá a qualificação do atendimento voltado ao microempreendedor.  “O Sebrae tem uma grande experiência nessa área, o que é muito importante nas nossas feiras de negócios para trabalhar de forma mais organizada e em conjunto. O microempreendedor é quem faz realmente a economia girar e temos números que mostram que o pequeno negócio é o maior gerador de emprego e a Paraíba se destaca nessa questão porque existem políticas que fortalecem esse segmento”, sustentou.

O superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, ressaltou a visão ampla do Governo do Estado ao processo de empreendedorismo. “Essa é uma intervenção sistêmica porque serão realizadas várias ações no intuito de fazer com que o pequeno negócio tenha uma vida mais longa. O empreendedorismo é um pilar fundamental na geração de riqueza de qualquer território. Hoje na Paraíba temos 170 mil pequenos negócios que representam 99% das empresas do Estado e são responsáveis por quase 60% do emprego formal e 30% do PIB, com um impacto muito forte na economia do Estado e tem garantido e aumentado o número de empregos formais”, explicou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marconi Medeiros, elogiou as ações da gestão estadual voltadas para o desenvolvimento econômico do Estado. “Eu parabenizo o Governo do Estado pelo apoio ao empreendedor, o que comprova que estamos no caminho certo, beneficiando a sociedade. Essa solenidade de hoje atesta a preocupação da gestão com o microempreendedor para que ele possa crescer porque a Paraíba precisa da geração de emprego e renda”, falou.

O microempreendedor Alilson José de Bezerra, contemplado com recursos do Empreender Paraíba na linha de crédito pessoa jurídica, destacou a importância do programa para o seu crescimento profissional. “A minha história como empresário começou com o Empreender na linha de crédito pessoa física e consegui crescer; hoje geramos mais de dez empregos e com esse crédito vamos contratar mais cinco pessoas e ter um crescimento de 12% no nosso faturamento, adquirindo novos equipamentos para atender as demandas de hotéis e restaurantes de João Pessoa”, relatou.

A solenidade foi prestigiada pela vice-governadora Lígia Feliciano, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e auxiliares do Governo da Paraíba.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas