28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAté sábado, João Pessoa sedia Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública...

Até sábado, João Pessoa sedia Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública Municipal

João Pessoa está sediando, até o próximo sábado (28), o Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública Municipal. O evento teve início na noite desta quinta-feira (26), no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, e contou com a presença de secretários, comandantes e gestores públicos de 18 estados do Brasil. O encontro, cujo objetivo é promover a integração das forças de segurança pública, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Esta é a 1ª edição do encontro na capital paraibana e visa a troca de experiências no âmbito da segurança pública, prevenção da violência, além de técnicas e aprimoramento das ações das Guardas Civis Municipais. Cerca de 100 secretários de mais de 60 cidades participaram da abertura do encontro, que conta com uma programação composta por palestras e apresentações culturais.

“Esse é o reconhecimento de todo o Brasil pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela segurança de João Pessoa. Além de novos equipamentos e de concurso público para a Guarda Civil Municipal, o prefeito Luciano Cartaxo tem feito grandes investimentos para contribuir com a prevenção da violência. Exemplo disto é a construção de praças públicas com áreas de lazer toda para a população e a iluminação de LED por toda a cidade”, ressaltou o secretário da Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, sargento Denis Soares.

Dentre as autoridades que participaram da abertura do evento estão o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), coronel Renato Ivo Fernandes de Castro e o coordenador de políticas públicas para a sociedade da Senasp/MJ, coronel José Arnon dos Santos Guerra.

“São nos municípios que acontecem os principais problemas de segurança e aqui também que são resolvidos esses problemas. Então, nesse contexto, o Governo Federal está em constante diálogo com os municípios, porque é uma forma de integrar as ideias e soluções. Aqui em João Pessoa, por exemplo, a Guarda Civil Municipal é muito bem equipada e faz serviços incríveis, como os projetos da Guarda Mirim, da Ronda Maria da Penha e do teatro de fantoches”, afirmou o coordenador de políticas públicas para a sociedade da Senasp/MJ, coronel José Arnon dos Santos Guerra.

O encontro também debateu as temáticas relacionadas à estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), à construção de articulação, à integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema, além da seleção de prioridades e temas estratégicos, com o objetivo de proporcionar medidas de efetivação e integração relacionadas ao enfrentamento à violência.

“Esse evento visa, principalmente, a integração das forças de segurança pública. A ideia é a gente trocar informações e ver o que nós, de Brasília, podemos ajudar os municípios a combater a violência”, enfatizou o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), coronel Renato Ivo Fernandes de Castro.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas