STTP divulga programação para o “Dia mundial sem carro”, com passeio ciclístico e escola de bike em Campina

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da divisão de educação de trânsito da STTP, divulgou a programação de atividades para o Dia mundial sem carro, que será comemorado neste domingo, dia 22, integrando o calendário da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre 18 a 25 de setembro.

Um passeio de ciclistas por ruas de Campina Grande, marcará o Dia Mundial sem Carro na cidade. A concentração será a partir das 08hs, saída as 09hs, de frente ao MAPP (Museu dos Pandeiros), no Açude Velho, onde centenas de pessoas farão um percurso em direção a praça Joacir Oliveira, na Avenida JK, no Presidente Médice.

Com o objetivo de promover uma integração entre os usuários do sistema viário, pedestres, motoristas e ciclistas, e incentivar debates sobre a mobilidade urbana, também será inaugurada uma ciclofaixa operacional de lazer na Avenida Assis Chateaubriand, que terá uma canalização com mais de 200 cones, no horário de 8h as 17h, no domingo.

Para a operacionalização dessas atividades, o “Dia Mundial Sem Carro” terá apoio logístico da STTP com agentes de trânsito da CicloMob, e demais viaturas ao longo do percurso do passeio ciclístico: Saída Açude Vellho – Almeida Barreto – Assis Chateaubriand – Pedro Otávio de Farias – JK – Retorno Açude velho.

Também será oferecido mesa de frutas e pontos de hidratação, no Açude Velho e na Jk (Raul Córdula, além do sorteio de brindes na chegada do passeio ciclístico, com a distribuição de 500 pulseiras entre os participantes.

O passeio será aberto ao público e também contará com a participação de grupos ligados ao cicloativismo e à sustentabilidade, como o LabRua. E, para quem não sabe pedalar,  teremos voluntários da escola Bike Anjo, que de 8h as 11h e das 15h as 18h, estarão ensinado a adultos e crianças que desejam aprender a pedalar, independente da idade (crianças precisam levar a bike).

No local, serão instaladas tendas com a exposição de bicicletas, oficina móvel (check-up e manutenção de bicicletas) e a participação de monitores, orientando populares sobre a forma correta do uso e até mesmo ensinando a quem ainda não sabia guiar bicicleta.

Por todo o evento, já a partir das 08hs, haverá a participação de equipes da área de saúde da UniNassau disponibilizando serviços de aferição de pressão, e testes de glicemia, como também equipes de professores de dança do Mexe Campina com zumba.

A programação do Dia Mundial Sem Carro também conta com o apoio das secretarias do município: SEDE e SEJEL, da UEPB (que terá uma programação paralela na Rua Maciel Maciel Pinheiro), da CPTran, do Corpo de Bombeiros, 2º e 10º BPM, e dos lojistas de bicicletas: Nem Bike, Well Bike, Gilberto Bicicletas, Wagner Bicicletas, Aluízio Bicicletas, e do Lojão das Bicicletas

Todos os parceiros também estarão utilizando a imprensa, as mídias sociais da internet, banneres e faixas, para a conscientização do Dia mundial sem carro, além de distribuição de farto material educativo (Adesivos e panfletos) alertando a todos para adesão ao movimento.

O que é o Dia Mundial Sem Carro? A história começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, reunindo 760 municípios. No ano seguinte, foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do dia europeu sem carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.

No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 municípios. A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes veem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.