Santa Rita realiza Dia D contra a hanseníase

Uma grande ação contra a hanseníase está sendo realizada durante esta quinta-feira (19) em Santa Rita. Para marcar o Dia D de conscientização do diagnóstico e tratamento da doença, equipes da Secretaria de Saúde estiveram no PAM oferecendo atendimento médico e de enfermagem para identificação de casos. No local, os profissionais fazem uma avaliação dermato-neurológica dos usuários para a detecção de casos.

Recentemente, médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Atenção Básica receberam capacitação teórica e prática em diagnóstico e manejo clínico da hanseníase. A iniciativa visou qualificar os profissionais para melhorar a assistência da população.

Uma das preocupações da Secretaria de Saúde é a incidência com diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento da doença. Por isso, o alerta e a intensificação do chamado para que o usuário busque orientação e atendimento numa das unidades de saúde do município.

Conhecida no passado como lepra, a hanseníase é uma doença transmissível, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, causando alto grau de incapacidade física. Entre os sintomas estão manchas na pele, perda da sensibilidade e formigamento. A transmissão é feita com contato íntimo e prolongado, mas a doença tem tratamento e cura. Por isso, a importância de se detectá-la precocemente.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.