Alunos do projeto Ação Social Pela Música emocionam público em concerto no Centro Cultural Ariano Suassuna

Um concerto emocionante para os músicos, para os maestros e para o público. Assim foi a apresentação dos 42 alunos do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa nesta sexta-feira (13) no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Jaguaribe. As crianças e adolescentes se apresentaram em São Paulo no domingo (8) no Theatro Municipal de São Paulo a convite do maestro João Carlos Martins.

Com o auditório lotado, incluindo a presença de secretários municipais e vereadores, a orquestra executou músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e da TV e pérolas do repertório armorial. Regida pelo maestro Hector Rossi, da unidade do Alto do Mateus, os alunos tocaram músicas como “Avengers”, de Alan Silvestri, seguida de “Games of Thrones”, de Ramin Djawadi, e ainda “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Em seguida, já sob a regência do maestro Samuel Espinoza, da unidade de Mangabeira, “No Reino da Pedra Verde”, Clóvis Pereira, e “Toada e Desafio”, de Capiba.

Emoção e resultados – O maestro Samuel Espinoza, da unidade do Alto do Mateus, destacou a emoção de tocar para os familiares dos alunos. “O concerto de hoje foi uma réplica da apresentação que fizemos em São Paulo, com uma diferença bastante significativa, a carga emocional de hoje foi enorme, porque tocar para os pais, tocar para nossos diretores, para as autoridades que nos apoiam diariamente é uma emoção indescritível”, ressaltou.

Os alunos e parentes também se emocionaram com a apresentação. “Esse concerto foi emocionante para gente porque tocamos o mesmo programa de São Paulo, uma apresentação foi muito gratificante para todos nós do projeto”, disse Ismael Lourenço, aluno da unidade de Mangabeira.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, afirmou que “essa apresentação é o coroamento do trabalho que vem sendo realizado no projeto Ação Social pela Música. As crianças e os maestros estão de parabéns, assim como todos os funcionários da Funjope que tanto tem feito para que o projeto dê certo, não só em João Pessoa, mas também o concerto no Theatro Municipal de São Paulo”.

O maestro Hector Rossi, da unidade do Alto do Mateus, também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo projeto Ação Social pela Música. “O concerto de hoje foi maravilhoso. É o resultado de quatro anos de estudo desses meninos, mostrando a João Pessoa o que eles apresentaram lá no Theatro Municipal de São Paulo”.

Sucesso em São Paulo – O Theatro Municipal de São Paulo ficou lotado no último domingo (8) para o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, e as crianças do projeto Ação Social pela Música foram bastante aplaudidas ao final de cada peça executada e ao fim da apresentação.

Os alunos se apresentaram em São Paulo a convite do próprio maestro João Carlos Martins, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018. Na ocasião, ele visitou as unidades do projeto em Mangabeira e no Alto do Mateus e, regendo as orquestras, ficou encantado com o trabalho desenvolvido nas unidades que conheceu.

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de seis a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).

Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira), os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.