28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baAssembleia concede Medalha Epitácio Pessoa ao engenheiro George Cunha

Assembleia concede Medalha Epitácio Pessoa ao engenheiro George Cunha

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta sexta-feira (14), Medalha Epitácio Pessoa ao presidente da Academia Paraibana de Engenharia (APE), George Cunha. A mais alta comenda do Poder Legislativo foi proposta pelo deputado licenciado João Gonçalves, atual secretário de Estado da Articulação Política. A sessão foi presidida pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), e aconteceu no Plenário Deputado José Mariz.
 
Adriano Galdino ressaltou o prestígio e a história que possui o engenheiro George Cunha, justificadas pelas importantes obras realizadas nas mais variadas regiões da Paraíba. “O doutor George Cunha conhece profundamente cada município paraibano, atuando como principal responsável de todos os grandes projetos de repercussão estrutural do Estado”, declarou Galdino. Para o presidente, a Assembleia, através do deputado João Gonçalves, realiza uma homenagem justa ao engenheiro. “Várias gerações se espelham ainda em sua luta, na sua inteligência e no seu trabalho, porque ele é um homem que, além de determinado, criou variáveis e vetores para que seus projetos atendessem à realidade de cada município”, pontuou.
 
O engenheiro George Cunha, de acordo com o deputado licenciado João Gonçalves, contribuiu com a elaboração e implantação de inúmeros projetos de infraestrutura, que melhoraram a qualidade de vida dos paraibanos. O parlamentar destacou que o engenheiro conta em seu currículo com mais de 120 projetos de esgotamento sanitário e de Planos Diretores em todo o estado. “George Cunha é um homem que tem a responsabilidade pelos grandes e macros projetos de drenagem, de esgotamento sanitário. Ele é responsável por tudo isso que acontece na engenharia da macro-drenagem e é um pioneiro neste ramo na Paraíba”, ressaltou João Gonçalves.
 
De acordo com o deputado Ricardo Barbosa, a concessão da comenda ao engenheiro George Cunha é motivo de felicidade plena para a Casa de Epitácio Pessoa, pois o homenageado é visto como um dos mais qualificados técnicos, não apenas da Paraíba, mas do País. “Esta Casa se sente honrada. Eu tenho a maior satisfação em poder participar dessa sessão, pelo apreço, pelo respeito, o carinho e a admiração que tenho por George Cunha. Eu considero inspiradíssima a propositura do deputado João Gonçalves, em justo momento oportunizar essa grande homenagem a esse paraibano valoroso”, afirmou.
 
O engenheiro George Cunha afirmou que receber a Medalha Epitácio Pessoa é uma homenagem que, além de trazer alegria, é motivo de grande responsabilidade, pois Epitácio Pessoa foi um homem de extrema relevância na história da Paraíba. “É com uma satisfação muito grande que recebo essa homenagem. Epitácio Pessoa foi um dos maiores homens da Paraíba, sendo o único brasileiro com atuação nos três Poderes. Receber uma homenagem que tem como base os princípios de Epitácio Pessoa é excepcional”, comemorou o engenheiro.
 
As obras de esgotamento sanitário planejadas, desenvolvidas e implantadas por George Cunha na Paraíba foram fundamentais, segundo ele, para o desenvolvimento do estado e para o bem-estar da população. O engenheiro é autor de aproximadamente 80 projetos de cidades referentes a obras complementares da transposição do São Francisco, o que corresponde a 36% de todo o território paraibano. Em relação às adutoras implantadas no estado, George Cunha revelou que projetou mais de 1000 km, no entanto, o projeto que define como sendo o maior de sua vida trata da universalização do esgotamento sanitário da Região Metropolitana de João Pessoa. “João Pessoa já é a melhor Capital do Nordeste no que diz respeito a esgotamento sanitário. Nós atendemos hoje cerca de 76% de todas as habitações da cidade e o projeto que estamos elaborando vai complementar em 100% da área metropolitana”, garantiu George Cunha.
 
Currículo
 
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), George Cunha possui mais de 30 participações em cursos, congressos e seminários no Brasil e no exterior. Atuou como chefe de divisão na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), foi diretor de Expansão e diretor presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Também foi vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Saneamento (AESBE).
 
Além de familiares e amigos do engenheiro George Cunha, prestigiaram a solenidade a deputada Camila Toscano; o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Guarani Marques Viana; o presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, Mário de Oliveira Antonino; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha; o vice-presidente da Academia paraibana de Engenharia, José Francisco Nóbrega; os ex-deputados Carlos Mangueira e Domiciano Cabral; e o presidente do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti.

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas