26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSarampo: SMS faz alerta para vacinação de crianças de seis meses até...

Sarampo: SMS faz alerta para vacinação de crianças de seis meses até menores de cinco anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está fazendo um chamamento para as crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias se vacinarem contra o sarampo. Deverão ser imunizadas aquelas crianças que ainda não estão com o esquema vacinal da tríplice viral completo.

As crianças com seis meses até 11 meses de vida deverão tomar a chamada ‘dose zero’. Já as crianças a partir de um ano até menores de cinco anos devem tomar duas doses da vacina. Ou seja, se a criança ainda não tomou nenhuma dose ou apenas uma, deverá ser imunizada.

A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Os pais e responsáveis devem levar as crianças para tomarem a vacina nas salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USF) ou no Centro Municipal de Imunizações (CMI), que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

O chefe de seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, destaca que, apesar do alerta ser voltado para as crianças, os adultos em atraso vacinal também devem ser imunizados. “O foco deste chamamento são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo, os adultos também devem ficar atentos”, explicou.

Quem deve tomar a tríplice viral – A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada. Já para adultos com idade entre 30 a 49 anos 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado.

Já os profissionais da área de saúde, independente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que as duas doses já tenham sido ministradas, não é necessário nenhuma outra.

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas