26.6 C
João Pessoa
InícioPolíticaDeputados paraibanos debatem relações internacionais durante visita à Assembleia Legislativa de PE

Deputados paraibanos debatem relações internacionais durante visita à Assembleia Legislativa de PE

Uma comitiva formada por deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), membros da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios no Poder Legislativo, visitaram a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em Recife, e participaram de uma série de encontros em que trocaram experiências relacionadas à internacionalização e à paradiplomacia.

A comitiva, formada pelos deputados Eduardo Carneiro, Polyanna Dutra, Camila Toscano e Tovar Correia Lima, teve dois dias de programações com o objetivo de buscar ações que possam garantir intercâmbio da Paraíba com outros países, garantindo o fortalecimento da economia estadual.

Em parceria com a Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os parlamentares paraibanos conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe, que vem proporcionando excelentes resultados na economia de Pernambuco. O presidente da Frente de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e autor do projeto que criou a Comissão, Eduardo Carneiro, defendeu a criação do Consórcio Nordeste para discutir as relações internacionais .

“Entendemos que o Consórcio ajudará a alavancar os negócios e aquecer a economia do Nordeste e no Brasil. Afinal, nem todos os estados nordestinos têm os produtos que interessam ao mundo. Contudo, se nos irmanarmos  e desenvolvermos ações estratégicas que beneficiem as relações comerciais internacionais com esses estados, poderemos ter mais opções de produtos para atingir o mundo inteiro”, ressaltou.

Os deputados foram recepcionados, em seu primeiro dia na Alepe, pela assessora da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, Katia Cavalcante, que explicou alguns encaminhamentos da Comissão, bem como apresentou as instalações da Alepe aos deputados. Na data, os parlamentares paraibanos participaram da Sessão Solene de entrega do Prêmio País Amigo de Pernambuco, que premiou os consulados dos Estados Unidos e de Portugal.

Durante reunião, a deputada Pollyanna Dutra ressaltou a importância de aliar desenvolvimento econômico, erradicação da fome, sustentabilidade e valorização de novos arranjos produtivos. Ela afirmou que a saída para os problemas sociais está na solidariedade. “Queremos, de forma consorciada com o Parlamento de Pernambuco, propor algo positivo para o Nordeste e unir forças para tornar a região mais viável, justa e competitiva”, disse.

“Os deputados são responsáveis em garantir e aproximar o Governo do Estado a outros países com o objetivo de garantir investimentos, seja na economia, saúde, educação, projetos sociais e até mesmo no combate à violência contra a mulher. É isso que estamos precisando na Paraíba e, por isso, estivemos conhecendo de perto o trabalho desenvolvido pelos nossos vizinhos”, disse Camila Toscano. Ela revelou ainda, que existe uma parceria do Estado de Pernambuco com o consulado Norte Americano para desenvolver ações que garantam o combate a violência contra a mulher.

A reunião contou com parlamentares pernambucanos, entre eles o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, Romero Albuquerque e o deputado Erick Lessa, além cônsules da  Slovênia, Malta e Finlândia.

Sobre a Comissão de Relações Internacionais da ALPB

A Comissão de Relações Internacionais de Negócios da ALPB foi aprovada na manhã da última terça-feira (3), na Casa de Epitácio Pessoa. Será uma comissão permanente, com o objetivo de levar os potenciais da Paraíba para o mundo. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, há uma comissão permanente de internacionalização desde 2003.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas