28.1 C
João Pessoa
InícioEntretenimentoTrio Rieg apresenta som ‘retrofuturista’ no Centro Cultural Casa da Pólvora

Trio Rieg apresenta som ‘retrofuturista’ no Centro Cultural Casa da Pólvora

O Trio Rieg é a atração deste domingo (25) do Centro Cultural Casa da Pólvora, no Centro Histórico, e vai apresentar músicas com sonoridade “retrofuturista”. O show, que acontece às 16h30, está inserido na programação cultural do projeto AnimaCentro, que promove atividades artísticas e culturais em vários polos do Centro de João Pessoa.

O Trio surgiu em 2010, formado por um alemão Rieg R (voz/sampler/synth), Daniel Jesi (baixo) e Nildo Gonzalez (bateria). O Rieg tem cinco EPs e, em março de 2018, lançou o trabalho mais conceitual intitulado “12:00”. O grupo se apresentou em vários palcos do Brasil, a exemplo dos Festivais SIM SP (SP), Picnik (DF), Febre (SP), Festival Mundo (PB), Grito Rock (PE), Dia da Música (SP), Uivo (SP/PE), Fete De La Musique e Transpira (PI).

As composições possuem temas específicos com uma sonoridade retrofurista, ou seja, uma tendência das artes de criação que demonstra a influência de representações do futuro produzidas antes de 1990, caracterizada por uma mistura de estilos “retrô” à moda antiga com tecnologia futurística. O retrofuturismo explora temas de tensão entre o passado e o futuro, e entre os efeitos de alienação e fortalecimento advindos da tecnologia.

O último trabalho da banda reflete uma atmosfera dos anos 80, pois conta a história de um rapaz que tem de lidar com algumas verdades sobre seu falecido pai após encontrar, no porão de sua casa, fitas VHS escondidas. Cada música representa uma cena dos filmes que estão ligados à neurose do pai, provocando assim um jogo de recortes. Estas colagens, que compõem o que a banda chama de “sample visual”.

O vocalista Rieg R comentou que a principal inspiração do trio é brincar com uma ressignificação de recortes. “Essa ideia causada pelos vídeos antigos, feitos numa outra época, sob outras perspectivas, mas que olhamos com os olhos de hoje. É tirar desse anacronismo um estranhamento e a partir daí juntar essas imagens como quisermos”, analisou Rieg R sobre os processos criativos por trás dos atuais projetos do trio.

O trabalho do Trio Rieg pode ser conferido em plataformas digitais como Spotify, Soundcloud, Deezer, iTunes e Youtube. O trio também possui um site oficial http://www.riegriegrieg.com/ e perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram).

AnimaCentro – A apresentação está inserida no projeto AnimaCentro, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que movimenta o Centro Histórico da Capital, dentro da política de valorização e incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como forma de ocupar com as artes todos os espaços revitalizados pela atual gestão. O AnimaCentro conta com 10 polos de atividades culturais.

SERVIÇO:
Atração: Trio Rieg 
Domingo (25)
Hora: 16h30
Local: Centro Cultural Casa da Polvora – Centro Histórico

CONTATO PARA IMPRENSA:
Rayan Lins – Toroh Música&Cultura
[email protected]
(83) 98817 7684

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas