25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCentro de Zoonoses apresenta trabalho em evento nacional sobre controle da esporotricose

Centro de Zoonoses apresenta trabalho em evento nacional sobre controle da esporotricose

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa participou do II Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal (Amazonvet), apresentando o trabalho desenvolvido no controle da esporotricose. O evento aconteceu até esta quinta-feira (22) no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).

O trabalho foi apresentado pela médica veterinária do Centro de Zoonoses, Valéria Cavalcanti, que falou sobre as ações executadas na Capital. “O convite para participar de um evento de nível nacional significa que nosso trabalho está sendo reconhecido como uma ação que está dando resposta à população”, comentou a veterinária.

O Cvaz realiza trabalho educativo de combate à esporotricose nos bairros com maior incidência de animais acometidos pela doença, além de cadastramento dos tutores de animais, orientação aos profissionais da Atenção Básica para que possam colaborar na identificação de animais doentes, avaliação clínica e epidemiológica dos animais, diagnóstico laboratorial, prescrição de medicamento, castração para evitar a multiplicação dos animais e a notificação compulsória de casos suspeitos da doença junto às clínicas veterinárias.

Esporotricose – É uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que pode acometer animais e seres humanos. Geralmente, a doença afeta a pele e os vasos linfáticos próximos a ela, mas pode também afetar ossos, pulmão e articulações. A esporotricose acomete, principalmente, os felinos e é transmitida por contato tanto entre os gatos, quanto do gato para o ser humano. A qualquer suspeita de esporotricose, o animal deve ser levado ao médico veterinário ou, em casos de seres humanos, o paciente deverá se consultar com um dermatologista e infectologista.

Amazonvet – O evento tem como objetivo socializar o conhecimento, a produção científica, atualizar, trocar experiências e integrar profissionais e acadêmicos da medicina veterinária das mais diversas áreas. Durante o Congresso, foram abordados temas nas áreas de pequenos e grandes animais, saúde pública, animais selvagens, agronegócio, meio ambiente, sustentabilidade, produção e defesa animal, entre outros, com a participação de profissionais de reconhecimento nacional e internacional.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas