23.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baConhecendo o Legislativo: Estudantes de Direito da UFPB são recepcionados por deputados...

Conhecendo o Legislativo: Estudantes de Direito da UFPB são recepcionados por deputados na ALPB

Alunos do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados, na manhã desta terça-feira (20), pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), dentro do programa Conhecendo o Legislativo. Depois, os estudantes foram conduzidos ao Auditório João Eudes, onde ouviram depoimentos de vários parlamentares, que explicaram o funcionamento da Casa, com suas comissões temáticas, a tramitação dos projetos de lei e os debates travados no Plenário, sobre questões de interesse do povo.

Ao recepcionar os alunos da UFPB, Adriano Galdino observou que o Poder Legislativo é formado por 36 deputados, eleitos pelo povo, de várias situações sociais, econômicas, geográficas e políticas. “Aqui o debate é pleno, plural, dinâmico, efervescente e vivo, o que faz parte do nosso parlamento. Temos pessoas diferentes, com pontos de vista e ideias diferentes”, afirmou o presidente, ressaltando que “a atual legislatura tem trabalhado muito, graças a uma safra nova de deputados e deputadas disposta a defender os interesses dos paraibanos”.

Ele aproveitou para informar a todos que a ALPB estará em Cajazeiras, nesta quarta-feira (21), realizando a Sessão Itinerante, para aproximar o povo da Assembleia e vice-versa. Ao lado de Galdino, o deputado Júnior Araújo (Avante) também saudou os estudantes, parabenizando pela iniciativa de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo. “Não só se aprende nas bancas da universidade, mas externamente. Eu creio até que as vezes a gente absorve mais olhando a rotina pessoalmente”, afirmou.

No Auditório João Eudes, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB falou aos estudantes sobre o processo de tramitação de uma lei e do papel dos deputados no Poder Legislativo. A parlamentar disse ser justo que os estudantes que estão estudando as leis possam conhecer de perto a construção delas. “Eles têm muito que aprender e também têm o que nos ensinar. Quem ganha com o feedback desta Casa com a universidade é o povo, porque a gente qualifica melhor o nosso trabalho na elaboração dos projetos, nas discussões de matérias e requerimentos, que atingem diretamente a população”, declarou Pollyanna.

Os deputados Raniery Paulino (MDB) e Tovar Cunha Lima (PSDB) também falaram de sua experiência política e do trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa. Raniery chamou a atenção dos estudantes para que tenham senso crítico a tudo o que acontece na sociedade e, especialmente, da necessidade de se acompanhar o que acontece no parlamento, “local onde os rumos da vida da população muitas vezes são decididos”.

Tovar ressaltou a importância do Poder Legislativo para a democracia, observando que é preciso combater a “demonização” da classe política. Disse que se não deve nivelar os políticos por baixo, uma vez que, em toda categoria, existem pessoas que se desviam de sua função, mas que isso não é unanimidade.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas