32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSarampo: SMS orienta população de risco para completar o esquema vacinal da...

Sarampo: SMS orienta população de risco para completar o esquema vacinal da tríplice viral

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa está fazendo um alerta à população de risco para a importância de completar o esquema vacinal da tríplice viral que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. A vacina está disponível nas unidades de saúde da família (USF) e no Centro Municipal de Imunização (CMI).

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará se mantêm com surto ativo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença. Também já foram confirmados casos de sarampo no estado de Pernambuco. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, os últimos casos da doença registrados na Capital da Paraíba foram em 2010 e 2013.

“Estamos em alerta em João Pessoa pelo grau de proximidade com Pernambuco e trabalhando em criar um bloqueio para evitar que uma doença, que já havia sido erradicada em nosso país, chegue ao nosso município. Por isso, é fundamental que as crianças e os adultos estejam com o esquema vacinal em dia”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde.

Público alvo – A vacina deve ser ministrada em duas doses a partir de um ano de idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias de vida do cidadão. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada. Já para adultos com idade entre 30 a 49 anos 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. Já os profissionais da área de saúde, independente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses já tenham sido ministradas, não é necessária nenhuma outra.

Também devem tomar a vacina contra o sarampo as crianças de seis meses até 11 meses e 29 dias que irão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo da doença. Para consultar as cidades em surto, o usuário pode ligar para o Centro Municipal de Imunização no número 3214-7481.

Fernando Virgolino, chefe de Imunização da SMS, orienta que crianças e adultos em situação de atraso vacinal deverão atualizar o cartão de vacinação. “O sarampo é uma doença que é transmitida ao falar, tossir e espirrar, então é importante que as pessoas vejam a importância da vacinação porque é a única forma de prevenção da doença. Inclusive, quem viajou pra alguma cidade que está com surto ativo do sarampo e apresenta sintomas da doença, deve procurar uma unidade de saúde”, explicou.

Sintomas – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Transmissão – A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados.

A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas