29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo abre aula inaugural de cursos profissionalizantes para alunos do EJA com...

Cartaxo abre aula inaugural de cursos profissionalizantes para alunos do EJA com 1.200 vagas

Para estimular a profissionalização e gerar novas oportunidades de trabalho e renda, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está oferecendo, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), cursos de qualificação profissional para 1.200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede municipal de ensino. Na noite desta segunda-feira (19), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou da aula inaugural, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

“Além de oferecermos uma educação de qualidade e darmos a oportunidade para que jovens e adultos tenham acesso ao ensino e consigam concluir os estudos, também estamos disponibilizando estes cursos profissionalizantes para que desde agora eles já possam complementar a renda ou descobrir uma nova profissão. Este investimento é transformador para estas pessoas e muito importante, sobretudo, neste período de crise econômica pelo qual passa todo o País, com milhares de pessoas desempregadas e em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Foram oferecidos 20 cursos dentro deste programa de Qualificação Profissional em parceria com a Escola Técnica e Capacitação (Unepi). São 1.200 vagas, limitadas a 60 alunos por curso. As inscrições gratuitas foram feitas na diretoria das escolas municipais que têm Educação de Jovens e Adultos. As aulas acontecem na sede da Unepi, localizada na Rua Hildebrando Tourinho, em Miramar.

Os cursos são para vendedor, operador de caixa, manicure, pedicure, garçom, auxiliar de cozinha, eletricista, limpeza, tratamento e manutenção de piscina, eletricista predial, mestre de obras, montador de móveis e artesão de pintura em tecido, entre outros. Os professores que vão ministrar as aulas são todos da Unepi e, ao final do curso, os alunos receberão um certificado de qualificação.

“Estes cursos profissionalizantes foram uma forma que nós pensamos para incentivar não só os alunos a frequentarem as aulas, mas também a se motivarem a fazer um curso profissionalizante para voltarem ao mercado de trabalho mais capacitados, preparados para enfrentar novos desafios”, afirmou a secretária de Educação, Edilma Freire. Ela destaca que os cursos envolvem também parceria com o Banco Cidadão e o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas