26.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baFaculdade Internacional Cidade Viva promove curso sobre 'ideologias políticas'

Faculdade Internacional Cidade Viva promove curso sobre ‘ideologias políticas’

As ideologias e idolatrias políticas estarão sob a análise do pensamento crítico cristão. A Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV) retoma os Seminários Vocacionais no segundo semestre a partir desta sexta-feira (16), às 19h, trazendo uma discussão atual e ampla de uma temática da filosofia política sob o olhar da cosmovisão cristã. O público alvo são os acadêmicos, estudantes de teologia, de ciências humanas e cristãos poderão se inscrever por meio do link https://www.sympla.com.br/evento__607443

Segundo o coordenador da Faculdade Internacional Cidade Viva, André Fonseca, o primeiro seminário vocacional do segundo semestre será ministrado pelo professor doutorando Bruno Ribeiro. O curso tem como objetivo “fornecer uma análise e uma crítica cristã de alguma das ideologias contemporâneas, fazendo com que os alunos e participantes percebam as raízes religiosas das ideologias contemporâneas (liberalismo, conservadorismo, nacionalismo, socialismo, entre outros), bem como a ligação entre ideologia e idolatria. Iremos perceber como a ideologia tem origem em um tipo de falsa consciência sobre a realidade, como elas buscam ler toda a realidade plural a partir de uma única ideia central e como isso está ligada a categoria bíblica de idolatria”, detalhou.

O curso tem como base os estudos de Jonathan Haidt, Thomas Sowell, David Koyzis, Michael Sandel e Bob Goudzwaard e Hannah Arendt. “Queremos entender porque as ideologias contemporâneas estão levando seus adeptos a serem tão radicais e divididas, como vem acontecendo nos últimos tempos”, frisou o professor Bruno Ribeiro.

Formato do curso – O formato de Seminário Vocacional oferecido pela FICV, que acontecerá em quatro sextas-feiras seguidas no período noturno, é a uma modalidade nova de aprendizagem oferecida pelo bacharelado em Teologia da Faculdade Internacional Cidade Viva. A primeira aula de quatro começa nesta sexta-feira (16) e a taxa de R$ 55 para o curso completo (quatro sextas-feiras e uma avaliação) com direito à cerimônia como curso de Extensão da FICV.

Quem é Bruno Ribeiro – Graduado em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV e em Letras Português e Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas também pela UFPB, o professor  da Faculdade Internacional Cidade Viva (FICV), Bruno Ribero, atualmente doutorando em Filosofia pela UFRN, é pesquisador do Grupo de Estudos da UFPB da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²) e membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). Bruno Ribeiro é professor na FICV das disciplinas de Filosofia da Religião e Ética II: Ciência & Tecnologia.

Cursos da FICV – O curso de bacharelado em Teologia da Faculdade Internacional Cidade Viva, aberto em janeiro de 2018, é o primeiro 100% presencial e autorizado pelo MEC na Paraíba. O curso tem quatro eixos de atuação. O primeiro com enfoque bíblico e pessoal, para aquelas pessoas que buscam aprender mais e crescer no estudo da Palavra e no campo espiritual. O segundo é o de vocação pastoral, para aqueles que desejam crescer mais em seu ministério e na gestão das igrejas; enquanto o terceiro foco, que tem crescido bastante, é o profissional, voltado para instituições confessionais como é o caso do capelão, do Deão, e de profissionais com cunho confessional que trabalham em Ongs, além do quarto eixo que é a área acadêmica, para aqueles que querem seguir carreira acadêmica e aprofundar o saber científico em teologia.

Uma das novidades em 2019 será a possibilidade de fazer o curso de bacharelado em Teologia da FICV em duas modalidades: de segunda a quinta-feira à noite ou aos sábados. Já no primeiro semestre de 2020 terá inicio o novo curso de Teologia, mas em EAD (Educação a Distância), aprovado este ano pelo Ministério de Educação com nota máxima. Mais informações sobre estrutura, currículo e corpo docente no site da FICV no endereço www.ficv.edu.br

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas