30.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baRaquel Dodge parabeniza ações de segurança implantadas na Paraíba

Raquel Dodge parabeniza ações de segurança implantadas na Paraíba

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, parabenizou o estado da Paraíba pela política pública de segurança implantada nos últimos anos e que vem resultando na diminuição da violência. Ela esteve na capital paraibana, nesta quarta-feira (31), para participar da abertura do 13º Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que acontece até esta sexta-feira (2), no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento reúne gestores públicos, sociedade civil e profissionais comprometidos com o aperfeiçoamento da segurança pública no Brasil.

Em seu discurso, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, elogiou as ações desenvolvidas pelo programa Paraíba Unida pela Paz  que resultaram na redução de homicídios em sete anos consecutivos e que continuam apresentando queda nos índices de violência. “Creio que a Paraíba, quando anuncia esses quase oito anos de decréscimo nos índices de mortes violentas no estado, dá uma lição para o país, dá uma lição de como construir uma política pública que conduza a resultados sustentáveis, ano a ano, no rumo da paz social”, comentou.

Raquel Dodge também afirmou que se sentia honrada em participar do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e ressaltou a relevância do evento. “Espero que esta edição deste Fórum contribua para fortalecer em todos nós a certeza de que temos que trabalhar pela paz social, repudiar a violência e que temos que construir este caminho baseados em evidências e não em intuições. É preciso trabalhar com dados, com valores, diretrizes, metas e indicadores. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma conquista da sociedade civil”, analisou.

Dados – A Paraíba teve 133 assassinatos a menos e uma redução de 21,8% no número de crimes contra a vida de janeiro a junho deste ano, colocando o Estado como o único do Brasil a reduzir homicídios durante sete anos consecutivos. De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e Defesa Social, a queda acumulada de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, chega a 43% desde o início do Programa Paraíba Unida pela Paz, em 2011, considerando os primeiros semestres. Naquele ano, foram registrados 843 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, no período de janeiro a junho.

A projeção é que em 2019 a Paraíba consiga atingir o menor número de mortes por assassinato já registrado nos últimos 12 anos, alcançando 967 CVLI. Em termos de taxa, o Estado sairia de 44,3 mortes por 100 mil habitantes em 2011, para finalizar este ano com 24,3 assassinatos por 100 mil habitantes. João Pessoa cairia de 81 para 24,3 mortes por 100 mil habitantes e Campina Grande de 45,4 para 15,4 assassinatos por 100 mil habitantes.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública – Constituído em 2006, o FBSP é uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, cujo objetivo é construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública em todo o País. Composto por profissionais de diversos segmentos (policiais, peritos, guardas municipais, operadores do sistema de justiça criminal, pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil), o FBSP tem por foco o aprimoramento técnico da atividade policial e da governança democrática da segurança pública. O FBSP faz uma aposta radical na transparência e na aproximação entre segmentos enquanto ferramentas de prestação de contas e de modernização da segurança pública.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas