30.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baSedes realiza treinamento sobre novas regras do CadÚnico

Sedes realiza treinamento sobre novas regras do CadÚnico

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Assistência Social (DAS), realizou nesta sexta-feira (26) capacitação para as equipes técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência da Cidadania (CRCs) focando a nova instrução operacional do Cadastro Único definida no último mês de maio pelo governo federal sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Os Cras e CRCs são locais que têm contato direto com a população e o treinamento é importante para que eles possam identificar e incluir no CadÚnico quem precisa ter acesso aos programas sociais como Bolsa Família e também ao BPC, por exemplo”, reforçou Cízia Romeu, diretora de assistência social da Sedes.

Uma das novas regras operacionais é a de que pessoas idosas que estejam em uma instituição de longa permanência não precisam estar inscrito no CadÚnico para acessar o BPC. Outra nova regra, que já vinha sendo realizada pelas equipes dos Cras e CadÚnico ligadas à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), é a de que pessoas acima de 80 anos de idade, acamadas ou em leitos de hospitais não precisam mais ir à sede do CadÚnico para realizarem seu cadastro. As equipes realizam os cadastros onde as pessoas com este perfil estejam.

Renata Patrícia, assistente social do CadÚnico, explicou mais sobre as novas regras. “Desde 2016 o Cadastro Único passou a ser a base para estar inscritas as famílias beneficiárias do BPC, operacionalizado pelo INSS. Para que estas famílias estejam no Cadastro Único elas precisam procurar o Cras ou CRC ou pela equipe da sede do Cadastro Único. Hoje é um momento para aprender as novas regras, tirar todas as dúvidas e nos apropriarmos do conteúdo para orientar da forma correta a população”, completou.

O Cadastro Único fica na rua Benevenuto Coronel Gonçalves da Costa, nº 272, em Mangabeira II. Mais informações podem ser passadas por meio do número (83) 3214-3551.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas