24.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCentro de Microcefalia completa primeiro mês de funcionamento com atividades extras para...

Centro de Microcefalia completa primeiro mês de funcionamento com atividades extras para mães e pacientes

O Centro de Microcefalia, unidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, completou seu primeiro mês de funcionamento neste sábado (27) proporcionando cuidado especializado para melhorar a qualidade de vida das crianças com esta condição neurológica, além de fortalecer o vínculo entre elas e suas famílias.

Na última sexta-feira (26), foi realizada uma oficina de massagem shantala, técnica indiana que ajuda no relaxamento, cólicas e melhora a respiração, além do vínculo entre quem aplica a massagem e a criança. Durante a semana, as famílias também puderam aproveitar atividades lúdicas, oficina de gastronomia, sessão de cinema e teatro de fantoches.

“Realizamos atividades diversas para que as crianças sejam estimuladas em seu desenvolvimento da forma correta, além de apoiar as famílias com escuta ativa e apoio principalmente no fortalecimento dos vínculos”, reforçou Renata Cavalcanti, coordenadora do Centro.

Maria das Graças é avó de Maria Alice de 11 meses. A criança vinha sendo atendida desde os 4 meses pelo Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência (Centro Dia) e agora recebe os cuidados no Centro de Microcefalia. Ela relata que é evidente a melhora da neta desde que iniciou os cuidados especializados, e destacou ainda o aprendizado da massagem shantala. “O Centro é muito bom, ela passa o dia aqui, eu fico junto e percebo o quanto ela já melhorou. Aprender sobre a massagem foi ótimo porque fica mais fácil de ajudar ela a relaxar, já tava quase dormindo na aula”, brinca.

Já Joice Laurentino é mãe de Lilian que está com 2 anos e 10 meses. Para a mãe, o Centro de Microcefalia é uma benção. “Venho aprendendo muito e aqui recebo muito apoio e assistência. Aprendi mais sobre a massagem, uma coisa que eu fazia por instinto de mãe, mas agora sei a técnica para fazer na minha filha”, completou.

O serviço – O Centro de Microcefalia é um serviço especializado no atendimento de crianças de 0 a 6 anos afetadas pela microcefalia ou deficiência associada ao Zika vírus e suas famílias. O serviço é realizado na Avenida Júlia Freire, em Tambauzinho.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas