32.1 C
João Pessoa
InícioTudo em PautaTestemunhas X telemarketing; o novo artigo de Marcos Thomaz

Testemunhas X telemarketing; o novo artigo de Marcos Thomaz

Favor não perturbar…

Eu cresci achando que pouca coisa poderia ser mais inconveniente que TESTEMUNHAS DE JEOVÁ e seu método de conversão quase praticando “invasão domiciliar”!! Não era pra menos… Na minha distante infância entre as serras de Buerarema, muito apropriadamente, os fiéis eram largamente conhecidos como “QUEIMA PANELA”.

Nada mais sugestivo?!?! Basta lembrar de todo protocolo que se iniciava quando a campainha tocava, ou simplesmente as palmas “anunciavam a Boa Nova” (isso foi só trocadilho infame mesmo). Pois bem, fato é que, quando nossa casa era o alvo, entre a primeira abordagem até a despedida dos seguidores daquela “religião de roupas compridas”, um longo e desgastante processo de negociação se estabelecia. E esse tempo era mais que suficiente para comprometer o almoço… Já ouvi relatos de pregação se estendendo até o jantar, embora acredito se tratar apenas de lenda…

Mas, eis que a modernidade conseguiu superar, e muito, os incômodos do tradicionalismo… Afinal, o que é o desconforto pela postura invasiva, insistência de teses e crenças perto de uma tentativa de diálogo com máquina, ou gente robotizada tentando te vender todo tipo de “porcaria vantajosa” (vantagem pra quem, cara pálida??), cobrando o que você deve e o que não deve, atualizando cadastro e toda sorte de infortúnios possíveis. Isso a qualquer hora e dia… Nem me venham citar lei que proíbe ligação a partir de determinado horário, ou fim de semana. Se nunca foi vítima do desrespeito a estas normas após às 21 horas, ou mesmo dia de domingo, és um contemplado tal qual ganhador da Mega Sena…

Não sei vocês, mas eu tenho aversão, asco, quase ódio mortal mesmo a TELEMARKETING. E esse sentimento de repulsa serve tanto para quando estou com “nome limpo”, quanto devendo na praça também (caso de agora, confesso!). Obrigados a seguir protocolos quadrados e engessados, os profissionais escalados para nos importunar não conseguem entender as peculiaridades de cada caso/situação e seguem as mesmas perguntas/respostas previamente programadas para situações assim, ou assado. Repito: máquinas executam isso com mais precisão!

Mas o fato é que, em tempos de politicamente correto, até mesmo os Testemunhas de Jeová se adequam…

Dia desses fui abordado em um estabelecimento por uma tradicional fiel da crença… Para minha surpresa e conflito com a memória histórica, não houve pregação, sequer aqueles “santinhos” controversos simulando a ideia deles de paraíso, com famílias e tigres (sim, tigres, lembram? Nunca entendi essa idéia de tranquilidade, Nirvana ao lado de um tigre, mas…) a beira de um lago mais azul que a “Lagoa Azul”!!

A jovem apenas me cumprimentou, entregou um cartãozinho personalizado, em acabamento gráfico de primeira, se despediu e saiu. Voltei impressionado a meus afazeres, mas logo fui interrompido por uma insistente chamada telefônica. Do outro lado da linha uma voz anunciava:

-Senhor Marcos…

tututututu

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas