30.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baNos últimos 18 meses na Paraíba, mais de 5 mil CNHs foram...

Nos últimos 18 meses na Paraíba, mais de 5 mil CNHs foram bloqueadas

A suspensão do direito de dirigir de pessoa públicas na Paraíba vem chamando a atenção, mas o número de outros conhecidos e também anônimos que perderam o direito de dirigir na Paraíba pode surpreender. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), em 2018 e nos primeiros seis meses deste ano, mais de 5 mil carteiras de habilitação foram bloqueadas pelo órgão de trânsito.

Para conta ficar mais exata, foram 5.152 condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) bloqueadas pelo Detran-PB nos últimos 18 meses. Desse total, apenas 1.512 foram liberados no mesmo período.

O coordenador do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), Eugênio Feitosa, explica, no entanto, que este bloqueio decorre por vários motivos, e não apenas por “escorregões” no cumprimento das leis de trânsito. O bloqueio, adverte, pode ser porque o condutor ultrapassou a pontuação máxima permitida pela lei, por força judicial, por medidas administrativas, mas também por morte do condutor.

Apesar de ser um total geral, o número de CNH chama a atenção, embora tenha reduzido no comparativo do primeiro semestre do ano passado e deste ano. Enquanto no primeiro semestre do ano passado 1.361 motoristas tiveram a CNH bloqueada, no mesmo período de 2019 foram 1.328 condutores nesta situação.

No caso da pontuação, ele ocorre quando o condutor tiver ultrapassado os 20 pontos na CNH ou porque os condutores cometeram infrações com este tipo de punição expressa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pontuação ainda é o maior motivo de bloqueio da carteira de habilitação.

 

Jornal da Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas