26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baComitiva paraibana visita empresas na China e destaca receptividade de investidores

Comitiva paraibana visita empresas na China e destaca receptividade de investidores

A comitiva da Paraíba, que busca investimentos na China para o Estado, teve mais duas reuniões de negócios em Pequim, nesta sexta-feira (5), após o encontro na Embaixada do Brasil, naquele país, na quinta-feira (4).

A primeira ocorreu, no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)-Pequim. “A reunião da Apex foi produtiva e informativa. Recebemos elogios com relação ao material desenvolvido pelo Governo do Estado e a preparação para sanar dúvidas de possíveis investidores. Os manuais facilitam a comunicação e troca de informação entre Paraíba e outros países”, ressaltou a vice-governadora Lígia Feliciano, que lidera a comitiva paraibana.

Além da direção da Apex, em Pequim, participaram da reunião os diretores da empresa de energia Henergy, especialista em fabricar placas flexíveis de energia solar e que pode ajudar na abertura de montadora na Paraíba. “Eles mostraram interesse em investir na Paraíba e devem fazer uma visita ao Estado em breve”, revelou a vice-governadora.

Participaram também do encontro Lucas Dantas, diretor comercial da Kratos, empresa de importação e exportação com escritório na China,  e Jean Koa,  CEO da NingboKasy, empresa de importação e exportação também chinesa.

Energia renovável – A segunda reunião aconteceu na China General Nuclear Power Corporation (CGN), empresa que atua na área de energia, por todo o mundo, com mais de 47 GW em capacidade instalada e 39 mil colaboradores em todo o planeta. A comitiva paraibana foi recebida pelo vice-presidente da CGN, JohnNan Jiang.

“Também nos reunimos com representantes da empresa CGN, especializada em energias renováveis. O grupo já deve visitar a Paraíba no final de agosto. Com eles, temos oportunidades de fechar bons negócios”, comemorou Lígia.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, que integra a comitiva, disse que o Porto de Cabedelo também entrou na apresentação por ser estratégico e uma das principais portas de entrada para insumos, materiais e produtos. “Em 2018 o Porto de Cabedelo recebeu uma operação de pás eólicas e a Paraíba possui um grande potencial nesse assunto, como também no que diz respeito à energia solar. Na ocasião, a comitiva mostrou os dados com energias sustentáveis e recebeu o sinal verde para uma parceria nesse tema”, detalhou Gilmara Temóteo.

Estaleiro – Na segunda-feira (8), os representantes da Paraíba embarcam para Zhoushan. Eles vão conhecer a operacionalização do estaleiro IMCYY, o maior operador de reparos de navios do mundo.

A comitiva paraibana é composta pela vice-governadora, a presidente da Docas-PB, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, o deputado estadual Melchior Batista (Chió), o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Lucena, José Maria Pereira, e o presidente do Sindicato Sucroalcooleiro da Paraíba, Edmundo Coelho.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas