29.2 C
João Pessoa
InícioGeralPrevidência: comissão rejeita vantagens para policial se aposentar

Previdência: comissão rejeita vantagens para policial se aposentar

Pouco depois de aprovar o texto-base da reforma da Previdência por 36 votos a 13 , a Comissão Especial rejeitou nesta quinta-feira dois destaques ao texto principal que garantiriam regras mais vantajosas para policiais e outros profissionais da área de segurança pública. A decisão confirmou um acordo selado por parlamentares e o governo, que prevê que uma nova rodada de negociação será realizada durante a votação da proposta no plenário da Câmara, prevista para ser concluída semana que vem.

A votação foi acompanhada por dezenas de representantes de forças de segurança, que chegaram a iniciar um coro de “sim! sim! sim!”, assim que o painel para votação foi aberto. O presidente da Comissão, Marcelo Ramos (PL-AM), no entanto, pediu que o protesto fosse interrompido. Após o resultado, manifestantes protestaram com o grito “PSL traiu a polícia do Brasil”, em referência ao partido do presidente Jair Bolsonaro.

Autor da proposta, Leal lembrou que Bolsonaro disse que errou ao encaminhar a proposta de reforma com regras mais duras para a área de segurança. Bolsonaro chegou a ser chamado de traidor por integrantes dessas categorias, que o apoiaram nas eleições.

— Quando o presidente Bolsonaro fala que equivocou, equivocou. Teria que ter vindo aqui um projeto de lei complementar e não dar o mesmo tratamento aos servidores públicos para os servidores da carreira da segurança pública. Não sou eu que estou falando. Está na Constituição. Isso vai ser questionado no Supremo. Estou poupando o governo de um vexame institucional — disse Leal.

Antes, outro destaque semelhante, apresentado pelo Podemos e com base em uma emenda do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), já havia sido rejeitado, este por 31 votos a 17. O texto previa regras ainda mais vantajosas: aposentadoria com idade mínima de 53 anos para homens, 52 para mulheres, com pedário de 17% sobre o tempo necessário para se aposentar pelas regras atuais — uma transição tão branca quanto a proposta para os militares das Forças Armadas.

O Globo

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas