26.5 C
João Pessoa
InícioPolíticaCâmara aprova projeto que reúne data comemorativas de JP em calendário único

Câmara aprova projeto que reúne data comemorativas de JP em calendário único

Foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, o Projeto de Lei que consolida a Lei Geral das Datas Comemorativas de João Pessoa. O PL é de autoria do vereador Lucas de Brito (PV) e é resultado da Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), cujo intuito foi simplificar a legislação em vigor na cidade.

“Esse é um dos frutos do nosso trabalho na presidência da Comissão do Revogaço, instalada em 2017, e vai se tornar lei em João Pessoa”, comemorou o parlamentar. Lucas explicou que essa consolidação é uma recomendação feita pela própria legislação federal para temas da mesma natureza.

A análise dos textos resultou na elaboração de quatro projetos de lei ordinária, dos quais três consolidam normas que tratam do mesmo tema, criando o Estatuto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o calendário oficial de datas comemorativas do Município e a consolidação das leis que dão nomes às ruas. O quarto projeto revoga as leis que perderam a efetividade ou caíram em desuso.

Comissão – A Comissão do Revogaço foi instalada em 2017 na Câmara Municipal com a finalidade de revogar leis em desuso na Capital e teve o trabalho executado durante um ano. Após esse período, as propostas foram apresentadas aos demais parlamentares da Casa a fim de que pudessem ser efetivadas. “Aproveitamos para pedir a continuidade das ações que visam a simplificar a legislação e a facilitar a consulta por parte dos cidadãos”, disse o vereador sobre a possibilidade de uma nova edição da Comissão ainda este ano.

Na ocasião dos trabalho iniciados em 2017, também integraram a Comissão Especial os vereadores Chico do Sindicato, Damásio Franca, Helena Holanda, João dos Santos, Mangueira e Marcos Henriques. Para otimizar os trabalhos, cada parlamentar ficou responsável por analisar a legislação municipal de uma década, abrangendo um período de 70 anos, desde a fundação do Parlamento Municipal.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas