25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baCrédito orientado e taxa de juros abaixo do mercado são atrativos do...

Crédito orientado e taxa de juros abaixo do mercado são atrativos do Banco Cidadão

As inscrições para os interessados em participar do programa de Crédito Cidadão, por meio do Banco Cidadão, mantido pela Secretaria de Trabalho, Produção e Renda (Setrab), começaram nesta segunda-feira (10), e seguem ao longo do mês. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.300 vagas para novas inscrições e outras 650 para quem já é beneficiado pelo Programa e quer renovar o crédito.

A manhã desta segunda-feira (10) foi de recomeço para as comerciantes Maria Regina Moreira e Silvia Coutinho. Elas estavam entre as primeiras a chegar à sede do Banco Cidadão, no Varadouro. São entregues 50 fichas por dia para cada interessado.

Maria Regina trabalha como vendedora autônoma e o objetivo ao se inscrever pela primeira vez para tentar conseguir recursos por meio do Banco Cidadão é ampliar o pequeno negócio. “Eu já trabalho com venda de roupas há muito tempo e preciso de um reforço para comprar mais peças. Quem sabe até, futuramente, montar minha lojinha”, explicou ela.

Silvia Coutinho já é veterana no Programa Banco Cidadão. Ela mantém um pequeno negócio em casa, onde vende frutas e verduras, no bairro do Valentina. Na manhã desta segunda (10), ela foi até o Banco Cidadão na expectativa de pedir mais um reforço para ampliar o seu negócio. “Sem os empréstimos que fiz aqui seria mais difícil manter o meu negócio. Me ajuda muito e é uma renda boa pra minha família”, acrescentou a comerciante.

Mulheres microempreendedoras como Maria Regina e Silvia Coutinho representam a maioria dos contemplados com o Banco Cidadão. De acordo com o secretário-adjunto da Setrab, José Gadelha Neto, 55% dos créditos concedidos foram para mulheres. De acordo com ele, os diferenciais de destaque do programa são o crédito orientado, a taxa de juros mais baixa do mercado e a desburocratização, no que diz respeito a deixar bens como garantia.

“Desde 2013, a Prefeitura de João Pessoa, por meio do Banco Cidadão, ofereceu mais de 50 milhões em microcrédito e mais de 11 mil contratos foram celebrados. A nossa intenção é melhorar a vida das pessoas. Vamos fazer um contrato onde as pessoas possam pagar e evoluir com o seu comércio”, explicou José Gadelha.

Ele lembrou ainda que o crédito é especialmente voltado para pessoa física. Contudo, quem atua como microempreendedor individual (MEI) pode participar. O teto máximo de recursos ofertados é de 10 salários mínimos. A taxa de juros é de 0,9% ao mês.

Edital – As inscrições para programa estão sendo realizadas na sede da Setrab, na Rua Cardoso Vieira, nº 85, no Varadouro, das 8h30 às 14h30, devendo ser efetivadas presencialmente. São disponibilizadas 50 fichas de inscrição por dia e o período de inscrição se encerra com o preenchimento de todas as vagas, conforme estabelecido no edital.

As inscrições são gratuitas e os interessados, empreendedores formais ou informais, devem apresentar documento de identificação com foto, inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência no município de João Pessoa e certidão negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas