26 C
João Pessoa
InícioParaí­baSegurança da Paraíba utiliza tecnologia de transmissão multimídia na final da Copa...

Segurança da Paraíba utiliza tecnologia de transmissão multimídia na final da Copa Nordeste

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesds) e seus órgãos operativos irão utilizar tecnologia de monitoramento multimídia durante o jogo realizado, nesta quarta-feira (29), no estádio ‘Almeidão’, entre o Botafogo e Fortaleza, pela final da Copa Nordeste 2019. Os equipamentos, adquiridos pelo Governo do Estado, e que trabalham de forma integrada com o sistema de rádio comunicação digital, irão auxiliar no esquema de segurança executado durante o evento, com a transmissão de imagens em tempo real para as equipes de policiais e bombeiros que estarão no local, como também para o Centro Integrado de Operações (Ciop).

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da pasta, Fabiano Vieira, a transmissão de dados acontece a partir da instalação de uma antena móvel com tecnologia 4G no estádio, que está ligada diretamente a aparelhos que utilizam chips específicos. “A solução de LTE tático será utilizada, pela primeira vez, em uma partida de futebol, com todos os recursos de telefonia móvel: áudio, vídeo, mensagens de texto e também filmagens ao vivo. As imagens, coletadas partir de um software específico, podem ser tanto repassadas ao centro de monitoramento montado no local do evento, quanto para o Ciop. Então, é um avanço muito grande, com a vantagem de tudo isso ser integrado ao sistema de rádio comunicação digital, que está sendo implantando na Paraíba, nos últimos anos”, explicou.

Para atuar na partida, a Polícia Militar preparou um esquema reforçado de segurança, que envolve 337 homens e mulheres, sendo 218 a pé e 119 motorizados, 25 viaturas, além de cães, cavalos e drones. O Corpo de Bombeiros Militar também estará presente, com mais de 50 integrantes do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), responsável pelas ações na região metropolitana de João Pessoa, utilizando 12 viaturas, entre elas administrativas e operacionais – combate a incêndio, busca e salvamento, resgate e motorresgate, bem como vistoriadores da Diretoria de Atividades Técnicas do CBMPB e equipes de bombeiros a pé que atuarão no pronto atendimento. A Polícia Civil terá plantão reforçado na Central de Polícia, localizada próximo ao estádio, no bairro do Geisel, capital. A atuação das forças de segurança será iniciada às 17h, três horas antes do início da partida.

Tecnologia – O uso de tecnologia LTE faz parte de contrato realizado entre a Paraíba e a Motorola Solutions em 2018, para expansão da rede já utilizada pelo sistema de rádio comunicação digital, com acréscimo de funcionalidades como o LTE (4G) tático, integrado ao Sistema Tetra, que proporciona a transmissão de dados multimídia pelos órgãos de Segurança Pública.

O novo sistema de radiocomunicação da Segurança Pública da Paraíba inclui 47 sítios de repetição (antenas) que levam sinal claro e com alta disponibilidade para os usuários da segurança Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Conta ainda com instalação de seis rádios bases novas modelo MTS1, que possuem implementação rápida para uso em operações táticas e cobertura de localidades específicas, com 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, e capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas