25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baParaíba mostra potencialidades para empresários japoneses em São Paulo

Paraíba mostra potencialidades para empresários japoneses em São Paulo

As potencialidades da Paraíba foram destaque num evento promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, no hotel Intercontinental, em São Paulo, nessa sexta-feira (17). Na sua apresentação para empresários japoneses, o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, mostrou dados que comprovam o comprometimento do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico do Estado.

A oportunidade de apresentar as potencialidades da Paraíba para empresários japoneses surgiu após a reunião do governador João Azevêdo com o cônsul-geral do Japão, Jiro Maruhashi, em março deste ano, e foi mediada pela Secretaria Executiva de Representação Institucional da Paraíba.

Participaram também do evento o secretário executivo de Representação Institucional do Estado, Adauto Marcolino Fernandes Junior, representantes da Câmara de Comércio do Japão e cerca de 150 empresários associados à entidade.

“A Paraíba vem desempenhando adequadamente os investimentos em áreas que figuram como necessárias à atração de investimentos industriais para o Estado, a exemplo do programa Caminhos da Paraíba, no qual a malha de rodovias estaduais pavimentadas foi incrementada em 50%, em relação a tudo o que existia anteriormente. Tudo isso em apenas oito anos, o que alça a Paraíba, constantemente, ao seleto grupo de estados com as melhores condições de malha rodoviária do País, conforme Confederação Nacional de Transportes e DNIT” – destacou Polari.

O diretor presidente também apresentou aos presentes os avanços na área de infraestrutura hídrica, com a chegada da Transposição do Rio São Francisco e a construção do Canal Acauã-Araçagi, além do grande potencial do Estado para a geração de energias renováveis.

“Temos um grande potencial para geração de energia eólica, equivalente a tudo o que o Brasil tem hoje instalado. Isso é muito. No tocante à energia solar fotovoltaica, a Paraíba possui excepcionais índices de irradiação, chegando ao dobro dos existentes no próprio Japão e Alemanha, países que figuram dentre os quatro maiores produtores desse tipo de energia no mundo”, comentou.

Polari ainda apresentou as oportunidades relacionadas ao turismo, como o Polo Turístico Cabo Branco e a proximidade do lançamento do edital de chamamento para a sua primeira fase. E, a pedido do governador João Azevêdo, convidou os empresários e representantes da Câmara de Comércio do Japão a visitarem a Paraíba para constatarem in loco as potencialidades apresentadas.

Criada há 70 anos, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil tem como objetivo promover o intercâmbio comercial entre o Brasil e o Japão. Atualmente a entidade possui 350 empresas associadas, dos setores: Financeiro, Comércio Exterior, Metal-Mecânico, Automotivo, Consultoria e Assessoria, Produtos Químicos, Eletroeletrônico, Gêneros Alimentícios, Transportes e Serviços, além de Bens Básicos (Construção e Imobiliária / Têxtil).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas