Secretaria Municipal de Saúde monta seis postos móveis para vacinação contra a gripe neste sábado; confira

Em continuidade aos trabalhos preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa dispõe, neste sábado (11), das 9h às 17h, seis postos móveis de imunização pela cidade dentro da mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Estará funcionado também, no período de 8h às 12h, o Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre.

A campanha teve início no dia10 de abril e segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas e, assim garantir uma proteção para a população. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Na ocasião, será realizada a atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.

“Pensando no grande fluxo de pessoas nos principais centros comerciais da Capital em ocasião pelas comemorações do Dia das Mães, organizamos, de forma estratégica na extensão para mais um ‘Dia D’, de forma que as pessoas que fazem parte do grupo de risco aproveitem essa oportunidade para se vacinar e se proteger”, explicou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa. “É um período comum para a propagação de vírus e arboviroses e a gripe pode ser prevenida”, completou.

Fazem parte do grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Campanha – Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Ao longo da campanha serão disponibilizadas 211,5 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que estar inserido em um dos grupos.
Dados– Em 2018, a PMJP alcançou 90,44% de cobertura vacinal. De casos, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 ocorrências de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados.

Já em 2019 houve, até o momento, três casos de Influenza A, sendo dois de subtipo H1N1 e um de subtipo H3 sazonal, e 12 ocorrências Vírus Sincicial Respiratório confirmados laboratorialmente, sem registro de óbitos.

Locais para Vacinação – Sábado (11):

– Parque Sólon de Lucena (Lagoa), das 8h às 12h.
– Busto de Tamandaré, em Tambaú, das 8h às 12h.
 Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 17h – Av. Rui Barbosa – Torre
– Shopping Mangabeira, das 10h às 17h.
– Shopping Sul, das 10h às 17h.
– Shopping Tambiá, das 10h às 17h.
– Shopping Manaíra, das 10h às 17h.
– Mag Shopping, das 10h às 17h.

De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para tomar vacina e atualizar o cartão de imunização.
Imagens: Ivomar Gomes Pereira

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.