28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baGovernador volta a mostrar as potencialidades da Paraíba para côsul; desta vez...

Governador volta a mostrar as potencialidades da Paraíba para côsul; desta vez o da Espanha

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (4), na Granja Santana, com o cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, para discutir novas parcerias, expor potencialidades do Estadoe reforçar a relação já existente entre as duas localidades por meio do Programa Gira Mundo Espanha. Também participaram da audiência o secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

Na ocasião, o governador João Azevêdoapresentou as potencialidades do Estado e comentou quea Paraíba e a Espanha possuem um bom relacionamento e que a tendência é que as parcerias aumentem.”Nesses três meses de gestão, tenho recebido empresários e representantes de vários países, visando firmar parcerias e atrair investimentos para o Estado. Temos incentivos fiscais e uma posição estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda de empresas. Além disso, investimos muito, nos últimos anos, na segurança hídrica e nas estradas trazendo mais desenvolvimento para as regiões”, frisou o governador.

E acrescentou: “A Paraíba foi o estado do Nordeste que teve maior crescimento do PIB. Somos o 9º lugar geral no Ranking de Competitividade dos Estados e somos Rating B, o que nos permite contrair empréstimos. Enfim, a Paraíba é um estado equilibrado que, ao longo desses últimos anos, tem um saldo positivo de geração de empregos e diversas obras sendo realizadas”.

João Azevêdo relatou também que a Paraíba tem um enorme potencial turístico, possuindo um grandioso Centro de Convenções, belezas naturais, boa gastronomia e citou ainda que o Estado está incentivando o Polo Industrial do Turismo, uma área que será destinada a hotéis e grandes resorts, incrementando ainda mais o setor.

O cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, lembrou que esteve na Paraíba há dois anos para participar da entrega dos passaportes aos alunos selecionados na primeira edição do Gira Mundo Espanha. “Este é um Programa que merece os parabéns, porque oferece uma grande oportunidade para os estudantes paraibanos. Estamos felizes por fazer parte desse projeto e buscaremos também colaborar com o Prima. Grandes empresas da Espanha já estão no estado, uma delas está construindo o maior Complexo Eólico da América Latina aqui na Paraíba. Há também a empresa espanhola Aena que administrará os dois maiores aeroportos da Paraíba, na grande João Pessoa e em Campina Grande. Nessa audiência, viemos desejar uma boa gestão ao governador e dizer que estamos sempre à disposição para colaborar com a Paraíba”, garantiu.

O secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, comentou que o Programa Gira Mundo é uma experiência exitosa que foi ampliada e este ano oferece 280 vagas. “A parceria com a Espanha teve início em 2017 e agora, em 2019, o Programa vai levar 50 alunos da rede estadual de ensino para este país. A nossa expectativa é que possamos incluir a Espanha também como destino do Gira Mundo para professores”, afirmou.

Ao término da audiência na Granja Santana, o governador João Azevêdo ainda presenteou o cônsul da Espanha com uma peça da artesã paraibana conhecida como dona Toinha, que mora na cidade de Juarez Távora e faz parte do Programa de Artesanato Paraibano. Dona Toinha será uma das homenageadas no Salão do Artesanato de Campina Grande deste ano.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas