31.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaRaniery Paulino debate sobre ambiente escolar para receber alunos com quaisquer tipos...

Raniery Paulino debate sobre ambiente escolar para receber alunos com quaisquer tipos de deficiência na ALPB

‘2 de abril’ sendo conhecida como a data que visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, o deputado estadual Raniery Paulino,   realizou nesta terça-feira (2), uma Sessão Especial para debater sobre a real a situação do ingresso de alunos com autismo nas escolas públicas e privadas do estado. A sessão, de iniciativa dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo, visou também debater a construção de uma metodologia de ensino aplicada aos alunos portadores do transtorno neurológico.
O parlamentar tem tido um mandato sendo reconhecido por vários seguimentos na Paraíba mantendo na Assembleia Legislativa uma atuação parlamentar importante com diálogo, responsabilidade e produzindo importantes matérias para debater os assuntos voltados para pessoas com deficiência.

Para o deputado estadual Raniery Paulino, presidente da Frente Parlamentar, o objetivo da Sessão Especial é de preparar o ambiente escolar para receber alunos com quaisquer tipos de deficiência.  “Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mas já estabelecemos na Frente Parlamentar algumas prioridades para uma educação inclusiva, e estamos discutindo desde a negativa de algumas escolas públicas ou privadas de matricular os alunos até o acompanhamento pedagógico”, afirmou.

A conselheira estadual da Rede Unificada Nacional e Internacional em Defesa dos Autistas (Reunida), Isabella Virgínio, ressaltou que o principal desafio é reivindicar o direito de ser e existir das pessoas com espectro autista. “Nós, hoje, trouxemos aqui para Asssembleia essa discussão de que a gente possa, realmente, conhecer os grandes e graves problemas, e os crimes que têm sido cometidos quando a gente impede qualquer ser humano de frequentar um espaço formal de ensino”, explicou.

Participaram da Sessão Especial os deputados estaduais Anderson Monteiro, Walber Virgolino, Dr Érico e Cida Ramos; o promotor de Justiça, Luiz Nicomedes de Figueiredo Neto; o ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima; o chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Haroldo Serrano de Andrade; a defensora pública Fernanda Peres; o defensor público geral da Paraíba, Ricardo José Costa Souza Barros; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia; a cofundadora do Instituto Primeiro Olhar, juíza Israela Pontes; a coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP-PB), Suely Fermon; e o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Hellosman de Oliveira.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas