25.5 C
João Pessoa
InícioParaí­baPRF alerta sobre cuidados ao dirigir durante período chuvoso; veja

PRF alerta sobre cuidados ao dirigir durante período chuvoso; veja

O período de chuva está iniciando e com ele a necessidade de redobrar a atenção para evitar acidentes de trânsito. Buscando prevenir acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passa algumas orientações importantes para esse período chuvoso.

A chuva é fenômeno climático considerado uma condição adversa à dirigibilidade. Com a pista molhada, o atrito do pneu com o asfalto diminui e a visibilidade também fica comprometida. Esses fatores, associados ao mau estado de conservação do veículo, velocidade incompatível para o momento e pouca distância de segurança do automóvel da frente são as principais causas de acidente nesse período.

Aquaplanagem – Um fenômeno que pode ocasionar acidentes graves, como saídas de pista e capotamentos, é a aquaplanagem. A aquaplanagem ocorre quando um veículo ao passar por uma camada de água perde o atrito com o asfalto e desliza, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel. Para evitar uma aquaplanagem é fundamental que os pneus estejam em boas condições e que a velocidade seja compatível com a condição de dirigibilidade. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são: segurar com firmeza o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista; tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas sem frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará e manter a calma.

Algumas dicas importantes devem ser adotadas para dirigir no período chuvoso. Veja algumas delas:

Antes de dirigir

– Verificar as condições dos pneus. Pneus popularmente conhecidos como carecas podem provocar acidentes graves.

– O estado de funcionamento do limpador do pára-brisa e a água do reservatório de limpeza do vidro devem ser verificados. Borrachas das paletas dos limpadores desgastadas comprometem a limpeza dos vidros e consequentemente dificultam a visibilidade.

– O sistema de iluminação do veículo deve estar funcionando corretamente. Os faróis devem ser mantidos acesso durante todo o período que o motorista estiver dirigindo em rodovias. Isso facilita a visibilidade.

Enquanto dirige

– Reduzir a velocidade com a pista molhada. A velocidade de condução do veículo deve ser regulada de acordo com as condições de dirigibilidade do momento.

– Manter distância de segurança do veículo que segue a frente. Com chuva, o tempo de resposta dos freios aumentam.

– Nunca pare sobre a pista de rolamento. Os acostamentos devem ser utilizados apenas como última alternativa.

– Em caso de chuvas muito forte, que comprometam a visibilidade, busque locais seguros para parar, tais como postos de combustíveis ou uma Unidade Operacional da PRF.

– Em caso de emergência, entre em contato com a PRF através do telefone de emergência 191.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas