28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baHospital do Valentina: vereador denuncia falta de plantonistas para atender crianças

Hospital do Valentina: vereador denuncia falta de plantonistas para atender crianças

O vereador Tibério Limeira (PSB) falou que há descaso com o atendimento do Hospital do Valentina – referência municipal em pediatria –, ao usar da palavra, na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), desta quinta-feira (14). Segundo o parlamentar, a unidade de saúde possui dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 para internações, que são divididos em duas enfermarias. No entanto, somente uma das enfermarias estaria funcionando, com apenas dez leitos. Ele ainda frisou que o local tem estrutura, mas não está realizando procedimentos.

 

“As demandas existem, mas o Hospital do Valentina não tem plantonistas, nem está realizando procedimentos. A unidade só está emitindo encaminhamentos para o Hospital Universitário e para o Arlinda Marques, ajudando a superlotar essas unidades. Além disso, a diretora-geral e a diretora técnica do complexo tiveram que entregar seus cargos por falta de condições de trabalho”, alegou Tibério Limeira.

 

Ainda de acordo com o parlamentar, a entrega dos cargos teria outros motivos. “A situação parece ser pior, pois a diretora-geral do Hospital do Valentina tem relação familiar com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e haveria uma disputa entre ela e o secretário de Saúde da Capital, Adalberto Fulgêncio. Além disso, essa mesma diretora teria outros vínculos em hospitais, como a Maternidade Frei Damião, a UPA dos Bancários, o Amip e até um hospital em Pernambuco”, denunciou o parlamentar.

 

Vereador sugere intervenções com urgência

 

Tibério Limeira convidou a bancada de oposição para ir ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedir, urgentemente, que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis. “Precisamos fazer isso para que, no mínimo, possam aliviar o caos no Hospital do Valentina”, reforçou, o vereador.

 

Parlamentar taxa gestão da Saúde de incompetente

 

Além de interceder pela melhora da situação no Hospital do Valentina, Tibério  Limeira defendeu que a atuação do secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, deve ser revista. “É uma gestão infeliz. Precisamos mudar o secretário para que não tenhamos mais, uma gestão incompetente, sem o mínimo de generosidade com nossa cidade e com os cidadãos. Fica aqui minha tristeza e indignação, que deve ser pior na pele daqueles que tiveram a experiência do péssimo atendimento oferecido pela Saúde aqui em João Pessoa”, desabafou o parlamentar.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas