28.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaDeputados federais da PB "enchem" gabinetes de servidores; confira

Deputados federais da PB “enchem” gabinetes de servidores; confira

A atual legislatura na Câmara dos Deputados teve início há apenas um mês e logo foi suspensa pelos festejos carnavalescos. Os trabalhos só serão retomados na próxima terça-feira (12), mas a contar pelo número de assessores lotados nos gabinetes dos parlamentares que representam a Paraíba, a Casa terá muito trabalho pela frente. Os 12 deputados da Paraíba já nomearam 251 funcionários até a tarde desta quarta-feira (6).

Os cargos em comissão de Secretário Parlamentar, que é de livre nomeação e exoneração, mediante a indicação do deputado titular do gabinete, têm por finalidade a prestação de serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo nos gabinetes dos deputados.

Conforme as regras da própria Câmara, cada gabinete, respeitado o limite da verba de R$ 78 mil, pode ter até, no máximo, 25 secretários parlamentares. Em tese, eles estão sujeitos ao cumprimento de jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Ranking

Na bancada paraibana, quem lidera a lista com o maior número de servidores no gabinete é o deputado veterano Aguinaldo Ribeiro (PP) que tem 31 funcionários, sendo que desses 11 aparecem com vínculo sem exercício. Outros veteranos como o atual coordenador da bancada, Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PRB), Wellington Roberto (PR) figuram na segunda posição junto ao deputado Wilson Santiago (PTB), com 27 servidores. Na outra ponta, o novato Frei Anastácio (PT) tem apenas nove funcionários lotados em seu gabinete.

Na lista dos secretários parlamentares há nomes conhecidos como o ex-secretário de Planejamento, Tárcio Handel Pessoa no governo Ricardo Coutinho (PSB). Ele chegou a ser nomeado , por indicação do deputado Julian Lemos (PSL), mas a nomeação foi revogada pelo ministro e ele acabou sendo lotado no gabinete do próprio colega.

O irmão de Ricardo, Coriolano Coutinho também conseguiu espaço como secretário parlamentar, mas no gabinete de Gervásio Maia (PSB).

 

Deputado Pessoal de Gabinete
Aguinaldo Ribeiro (PP) 31
Damião Feliciano (PDT) 22
Edna Henrique (PSDB) 25
Efraim Filho (DEM) 27
Frei Anastácio (PT) 9
Hugo Motta (PRB) 27
Gervásio Maia (PSB) 9
Julian Lemos (PSL) 17
Pedro Cunha Lima (PSDB) 14
Ruy Carneiro (PSDB) 16
Wellington Roberto (PR) 27
Wilson Santiago (PTB) 27
251

 

 

Jornal da Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas