31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCasa do Estudante da Paraíba abre inscrições para 2019 e faz recadastramento...

Casa do Estudante da Paraíba abre inscrições para 2019 e faz recadastramento de residentes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil, abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições e recadastramento da Casa do Estudante da Paraíba. O edital, divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (4), atende alunos do sexo masculino que moram no interior da Paraíba e estudam ou desejam estudar em instituições públicas de Ensino Médio na cidade de João Pessoa.

Neste ano serão oferecidas 96 vagas, sendo cinco dessas destinadas a estudantes portadores de necessidades especiais. As inscrições seguem até o dia 18 de janeiro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Casa do Estudante da Paraíba, localizada na Rua da Areia, nº 567, no Centro de João Pessoa. O edital está disponível no endereço eletrônicohttp://static.paraiba.pb.gov.br/2019/01/Diario-Oficial-04-01-2019.pdf

As inscrições de novos candidatos e recadastramento dos atuais serão realizadas na sala da Secretaria da Casa do Estudante da Paraíba ou por meio do e-mail: [email protected]. No caso de realização da inscrição pelo e-mail, o candidato deverá inicialmente solicitar a ficha de inscrição pelo mesmo e-mail e, após retorno da Casa do Estudante, encaminhá-la devidamente preenchida, juntamente com toda documentação exigida.

Critérios – O candidato deve ser do sexo masculino, ser do interior do Estado da Paraíba e não possuir residência em João Pessoa, e não receber auxílio moradia da instituição de origem. No caso de exercer estágio acadêmico, mesmo que comprovado, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da comissão. O estudante deve ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente no ato da inscrição os documentos pertinentes.

Recadastramento – Para permanecer na Casa do Estudante da Paraíba, os residentes que sejam estudantes do Ensino Médio deverão se submeter às seguintes exigências: ter no mínimo 75% de frequência escolar durante o ano letivo; obter aprovação na série matriculada e cumprir as normas e diretrizes internas da Casa do Estudante da Paraíba. Os estudantes universitários residentes devem obedecer aos mesmos critérios.

As vagas destinadas aos estudantes portadores de necessidades especiais que não forem devidamente preenchidas poderão ser ocupadas por candidatos da ampla concorrência. As vagas não ocupadas por alunos do Ensino Médio poderão ser preenchidas por alunos matriculados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, permanecendo a vacância, essas poderão ser preenchidas por estudantes de instituições públicas de Ensino Superior ou beneficiários de programas educacionais governamentais de instituições de Ensino Superior Privado.

Seleção e Recadastramento – A seleção e o recadastramento serão realizados nas dependências da Casa do Estudante da Paraíba, em data e hora previamente agendadas pela Coordenação, por meio de análise socioeconômica e de entrevista. O candidato que não comparecer à entrevista estará automaticamente eliminado, inclusive os candidatos ao recadastramento.

As inscrições obedecerão ao calendário abaixo:

AÇÃO PERÍODO HORÁRIO
1. RECADASTRAMENTO: De 07 a 08 de Janeiro 08h – 12h e 14h – 17h
2. INSCRIÇÕES: De 09  a 18 de Janeiro 08h – 12h e 14h – 17h
3. ENTREVISTAS: De 21 a 22 de Janeiro 08h – 12h e 14h – 17h
4. RESULTADO: 25 de Janeiro 17h

Resultado – A lista dos selecionados será divulgada no mural informativo da Casa do Estudante e no sitewww.paraiba.pb.gov.br, no dia 26 de janeiro de 2019. O candidato que tiver sua solicitação indeferida terá um prazo de três dias úteis, após a divulgação do resultado, para recorrer da decisão.

Documentação

  • Cópia de RG e CPF; Comprovante de Rendimentos (CTPS, INSS OU CONTRACHEQUE,);
  • Cópia de Comprovante de Residência (Água, Luz, Contrato ou Recibo de Aluguel);
  • Declaração emitida pela instituição de ensino na qual estuda, ou estudará, comprovando que o candidato não recebe auxílio moradia e não receberá;
  • Histórico Escolar e Comprovante de matrícula em 2018;
  • Boletim escolar ou documento similar que detalhe o aproveitamento escolar do candidato (APENAS PARA OS CANDIDATOS AO RECADASTRAMENTO);
  • Duas fotos 3X4;
  • Certidão de antecedentes criminais em nível estadual e federal, emitidos pelas autoridades competentes;
  • Autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na casa do estudante, com firma reconhecida em cartório;
  • Laudo médico detalhado comprovando as causas da doença, para os candidatos portadores de necessidades especiais.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas