29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baASSISTA: gratuito, Cartaxo lança Colônia de Férias para 13 mil alunos das...

ASSISTA: gratuito, Cartaxo lança Colônia de Férias para 13 mil alunos das creches e entrega 66ª unidade infantil

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta segunda-feira (7), a edição 2019 da Colônia de Férias das crianças das creches da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Mais de 1.200 profissionais estarão oferecendo atividades lúdicas, esportivas, de lazer e passeios às 13 mil crianças matriculadas nas 85 creches da Capital durante o mês de janeiro, ocupando todo o período de recesso escolar dos alunos. Além disso, a iniciativa oferece a segurança aos pais de que seus filhos continuam sendo bem cuidados mesmo durante o período de férias.

A Colônia de Férias das creches da Prefeitura acontece desde 2013. De acordo com os relatos de muitos pais e mães, o período de férias escolar era um momento de preocupação, pois eles não tinham com quem deixar seus filhos o dia todo em casa para poder permanecer no trabalho. O resultado disso era crianças sendo cuidadas por outras crianças, acidentes domésticos e muitas voltando das férias mais magras em virtude da falta de uma alimentação adequada e balanceada, e sem ter aproveitado o mês de janeiro como um período de diversão e lazer.

“As crianças das nossas creches têm o mesmo direito das crianças da rede privada de aproveitar o período de férias para se divertir, brincar e continuar aprendendo. Nossa colônia de férias permite essa programação para as mais de 13 mil crianças ao mesmo tempo em que oferece a garantia aos pais de que não é porque as crianças estão de férias que elas deixarão de ser assistidas pela Prefeitura. Eles têm a segurança de que seus filhos terão seus dias preenchidos com diversas atividades e uma alimentação adequada para poder continuar trabalhando, buscando o sustento de suas famílias”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Funcionando no mesmo horário das aulas, ou seja, de 7h às 17h de segunda a sexta-feira, o acompanhamento das crianças será feito por profissionais capacitados e garantindo o acesso também às cinco refeições diárias, assim como acontece durante o ano letivo, com um cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação (Sedec).

Atividades – A programação da Colônia de Férias nas creches da PMJP inclui atividades recreativas e esportivas planejadas e organizadas para cada faixa etária, para proporcionar momentos de alegria e diversão para as crianças, através das interações e brincadeiras, como: história aberta (a partir de diferentes objetos utilizados para o conto), com uso do livro e fantoche, com utilização do corpo, além de gincanas, música, teatro, arte circense, dança, esportes e competições.

Também haverá brincadeiras com jogos dinâmicos, jogos cooperativos, atividade na piscina, na areia e brincadeiras diversas como caça ao tesouro, jogo da memória, culinária, origami, cinema, adivinhações, trava-língua, brincadeira com brinquedos industrializados e brinquedos de sucata, dentre outras vivências significativas. As crianças também irão participar de passeios ecológicos e culturais, como também irão vivenciar um passeio imaginário.

Creche requalificada – o lançamento da colônia de férias aconteceu durante a entrega da requalificação da Creche João Leite Gambarra Neto, no bairro do Valentina Figueiredo. A unidade é a 66ª creche da rede municipal a funcionar dentro do novo padrão de qualidade que a atual gestão implementou na rede. Ela atende a 240 crianças de 1 a 5 anos de idade e passou por uma revisão completa na parte hidráulica e elétrica, pintura geral, retelhamento, colocação de gesso, ganhou novos brinquedos para a área de playground e novos livros para a biblioteca.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas