29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baParaíba fecha 2018 com 155 mil pequenos negócios registrados

Paraíba fecha 2018 com 155 mil pequenos negócios registrados

A Paraíba encerra o ano de 2018 com 155.007 pequenos negócios registrados. Deste total, 109.286 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs), enquanto 45.721 são de micro e pequenos empreendedores que atuam em todo o estado. O levantamento, realizado pela Receita Federal, refere-se a empreendimentos optantes do Simples Nacional, regime diferenciado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos.

Além disso, o Sebrae Paraíba, enquanto instituição que fomenta o empreendedorismo e a inovação no mundo dos negócios, com foco nos pequenos empreendedores, registrou aumento no número de MEIs. Considerando apenas os microempreendedores individuais (MEIs) registrados este ano no estado, a Receita Federal contabilizou 1.162 empreendedores que se registraram sob esta inscrição entre dezembro de 2017 e 2018.

A gerente de gestão estratégica do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, destaca que, na Paraíba, 99% das empresas atuantes são pequenos negócios, seja MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte. “Os dados também demonstram que é evidente a elástica capacidade dos pequenos negócios darem uma resposta bem mais imediata à necessidade de se aumentar o emprego e a renda em momentos ‘difíceis’”, afirmou.

Dessa forma, Costa explica que as ações do próximo ano, em termos econômicos, devem focar nos pequenos negócios, principalmente para que a retomada na economia seja mais eficaz. “Nesse contexto, penso que é preciso aprofundar ainda mais as ações de promoção de um ambiente favorável aos pequenos negócios e da inovação, bem como buscar modelos e formas de injetar capital de giro a juros menores. Com isso, já teremos um grande incentivo para a manutenção do emprego e da renda no nosso estado”, argumentou.

Pequenos negócios geram empregos

De janeiro a setembro deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as micro e pequenas empresas da Paraíba geraram 5.096 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para os setores de serviços (3.329 vagas), agropecuária (738 vagas) e comércio (630 vagas). Somente em setembro deste ano, conforme o levantamento, 55,2% dos 2.083 empregos formais gerados na Paraíba foram dos pequenos negócios. O percentual corresponde a 1.151 postos de trabalho criados.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas