32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeito em exercício participa de ‘Jantar de Natal’ com pessoas em situação...

Prefeito em exercício participa de ‘Jantar de Natal’ com pessoas em situação de rua

Uma noite que proporcionou festa, confraternização e a alegria do Natal para diversos moradores em situação de rua da Capital. Assim foi o ‘Jantar de Natal’, evento promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), na noite desta terça-feira (18). Com a participação do prefeito em exercício, Manoel Junior, o jantar reuniu mais de 300 pessoas, entre a população de rua e voluntários. Toda a ceia natalina foi servida no Restaurante Popular do Parque da Lagoa, no Centro da Capital.

O prefeito em exercício de João Pessoa, Manoel Junior, destacou o trabalho que a PMJP tem realizado para contribuir com a população de rua da Capital, através das parcerias com entidades sem fins lucrativos. “Essas são pessoas que precisam muito de todo o apoio da população em todo o período do ano e a Prefeitura Municipal durante todo ano tem ajudando esses moradores em situação de rua, que na sua maioria, passam uma extrema dificuldade para levarem alimento para casa. Então hoje elas estão sendo acolhidas por todos nós”, disse Manoel Junior.

Além do jantar, o evento contou com uma programação voltada para o acolhimento das pessoas em situação de rua, que começou às 15h, com a disponibilização de banho para os usuários. Às 17h foi servido um lanche, seguido de uma missa celebrada pelo padre George Batista, da Comunidade Filhos da Misericórdia e, às 19h, o Jantar de Natal, encerrarando a noite especial. Na ocasião, os moradores em situação de rua ganharam camisa, bermuda e um brinde.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Pedrosa, essa iniciativa é resultado de um grande trabalho desenvolvimento pela PMJP durante todo o ano. “Em um momento que estamos comemorando o renascimento, estamos oferecendo a essas pessoas mais dignidade, carinho e amor, com essa culminância que é feita também pelas casas que são mantidas pela Sedes, a exemplo do Centro Especializado Para População em Situação de Rua (Centro POP), Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes) e as Casa de Acolhida Adulto 1 e 2”, pontuou o secretario Eduardo Pedrosa.

Sentado ao lado da família, Rafael Francisco, que não quis perder a oportunidade de oferecer a esposa e aos filhos um jantar especial, disse que esse evento traz esperança para todos eles de dias melhores. “Eu confesso que não tenho condições de comprar presentes de Natal para os meus sete filhos e nem para a minha esposa e esse jantar, além de nos alimentar, nos dá diversos presentes. Eu só tenho a agradecer por esta aqui hoje, em uma noite tão alegre e o melhor, com a barriga cheia”, disse com um sorriso no rosto, o morador de João Pessoa.

Edna da Silva, que mora em um local invadido, disse que já está encaminhada para receber seu apartamento pela PMJP e a noite de jantar só trouxe alegria. “Meu sonho de ter uma noite especial está se realizando hoje, pois aqui estamos tendo comida boa, uma boa recepção e pessoas que nos abraçam e demostram amor e carinho por todos nós. Estou saindo daqui feliz”, disse a moradora do bairro das Trincheiras, em João Pessoa, Edna Silva.

O cardápio do jantar não poderia ser diferente: arroz, farofa com ovos e um creme de frango. Na sequência foi servido mouse de maracujá de sobremesa, além de sucos e refrigerantes.

Centro POP – O local coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) acolhe atualmente idosos de ambos os sexos, jovens e adultos, que vivem em situação de rua. O Centro abre diariamente às 8h e fecha às 17h, com acolhimento, servindo um café da manhã. Às 13h serve o almoço, e jantar a partir das 16h.

Ruartes – O Serviço Especializado em Abordagem Social também é um programa desenvolvido pela Sedes, sendo responsável pela maioria dos encaminhamentos de moradores em situação de rua às casas de acolhimento de adultos e casas lares de crianças e adolescentes.

Este serviço tem a finalidade de assegurar o atendimento e as atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas