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Municípios de Baía da Traição, Umbuzeiro, Santa Luzia, Itabaiana e Queimadas elaboraram plano de marketing; veja

Os municípios de Baía da Traição, Umbuzeiro, Santa Luzia, Itabaiana e Queimadas elaboraram, em parceria com o Sebrae Paraíba, seus respectivos planos de turismo e marketing. A elaboração e discussão dos planos das cinco cidades ocorreu de 29 de novembro a 9 de dezembro. Os documentos terão vigência a partir do próximo ano até 2022, com ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo dos planos é fortalecer o destino turístico com profissionalismo, pertencimento da comunidade e expectativa de excelentes resultados.

Os planos de turismo e marketing estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do turismo em cada cidade, que deverão ser implementadas de forma compartilhada com o Conselho Municipal de Turismo e a Instância de Governança Regional. De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a iniciativa soma-se à proposta do Ministério do Turismo de fortalecimento do Programa de Regionalização do Turismo e aprimoramento do desenvolvimento de destinos turísticos.

“É importante priorizar a parceria público-privada para a efetivação das ações do turismo local, pois traz benefícios sociais e culturais, melhoria da economia local, dinamização do comércio e dos serviços do município, criação de novas oportunidades de negócios e valorização da história, do artesanato e dos talentos culturais do município e da região. As ações do governo municipal como um todo devem, portanto, basear-se em pressupostos para um turismo sustentável que resultem no desenvolvimento social e econômico aliados à preservação de valores e culturas locais, ao meio ambiente e à justiça social”, afirmou Amorim.

Ainda, conforme a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, os principais potenciais dos municípios são turismo rural, turismo cultural e turismo étnico – ou seja, o que promove quilombos e tribos indígenas. “Os planos de turismo e marketing de cada cidade foram montados por meio da metodologia SWOT, que consiste em fortalecimento local por meio de estratégias, e de visitas técnicas para enriquecer as discussões”, afirmou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

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