25.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeito faz abertura de evento para debater transparência pública e mecanismos anticorrupção

Prefeito faz abertura de evento para debater transparência pública e mecanismos anticorrupção

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, abriu, nesta terça-feira, (11), um evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, que promove uma série de debates sobre transparência pública e controle interno. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria e também terá atividades na quinta-feira, (13), e na sexta-feira, (14). O encontro que promove uma série de debates para avaliar e discutir mecanismos de combate à corrupção é uma realização da PMJP através da Secretaria Executiva de Transparência Pública (Setransp) e da Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com o Conselho Municipal de Transparência.

Durante o evento, o prefeito anunciou duas importantes medidas para fortalecer os mecanismos de controle social: A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP disponibilizará códigos-fontes do Portal da Transparência para todos os governos estaduais e municípios do País e regulamentará lei anticorrupção no município. “João Pessoa tem assumido um protagonismo no combate à corrupção. Não dá para fazer controle interno sem investimentos. E é isso que estamos promovendo com o segundo concurso da Procuradoria-Geral do Município (PGM) em seis anos de gestão, além da reestruturação da CGM com o primeiro concurso público e o fortalecimento do controle interno”, destacou.

A primeira atividade do evento foi uma mesa redonda, cujo tema foi “Governança e Transparência Pública na Prevenção e Combate à Corrupção”. O debate contou com a presença do promotor de Justiça Leonardo Quintans, a procuradora do Ministério Público de Contas da Paraíba Sheyla Barreto, o professor do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Eudisley Gomes dos Anjos e o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB Hebert de Oliveira.

A secretária adjunta da CGM, Regina Santos, que está à frente da organização do evento, ressalta que a atual gestão municipal tem consolidado políticas públicas em prol da transparência. “Hoje é um dia celebração, mas também de reflexão. Esse evento nos deixa mais fortes no campo da política de controle e combate à corrupção. A Prefeitura tem se destacado por adotar ações que fortalecem a transparência pública e isso tem sido reconhecido”, destaca.

Programação

Quinta-feira (13 de dezembro)

SIC eficiente: “Capacitação com os correspondentes e autoridades de monitoramento do SIC e entrega do prêmio SIC eficiente (Serviço de Informação ao Cidadão)

Local: Estação das Artes

Horário: 9h

Sexta-feira (14 de dezembro)

Navegação Guiada: “Apresentação do portal da transparência de João Pessoa”. Alunos do curso de Gestão Pública da UFPB

Local: Laboratório 2 do CCSA – UFPB

Horário: 14h

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas