32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSeis municípios da PB entram em racionamento e um, fica completamente sem...

Seis municípios da PB entram em racionamento e um, fica completamente sem água; confira

A Cagepa suspendeu o fornecimento de água para município de Aroeiras, no Agreste da Paraíba, e implantou o racionamento de água em seis cidades. O gerente regional da empresa, Ronaldo Meneses, explicou que o colapso em Aroeiras foi motivado pelo baixo volume de água do açude de Acauã, que abastece a cidade e o distrito de Pedro Velho, devido à seca.

As unidades residenciais nas zonas urbana e rural vão abastecidas por meio de carro-pipa. “Não há mais condições técnicas de realizar a captação de água do reservatório para abastecer Aroeiras”, justifica Ronaldo. O açude acumula 19,9 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 7,9% de sua capacidade total. As demais cidades são abastecidas, por meio do sistema de captação flutuante, embora comecem a enfrentar problemas no abastecimento, a exemplo de Itabaiana, Salgado de São Félix e São José dos Ramos, além do distrito Boqueirão, que pertence ao município de Gurinhém.

Racionamento

Por sua vez, sete municípios abastecidos pela Adutora do Cariri, que recebe água do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, sofrem com a interrupção no abastecimento. Segundo Ronaldo Meneses, o problema não é o volume de água do reservatório em torno de 23% de sua capacidade total, mas a incapacidade do sistema de levar água, ao mesmo tempo, para as seis cidades, em virtude do aumento da demanda.

Ele acrescentou que a adutora foi construída, em 2002, e não suporta o aumento da demanda, entre os meses de dezembro e janeiro. Ronaldo o governo do Estado está construindo a Adutora Transparaíba que vai resolver o problema.

Cronograma

Dias sem água

Eixo 1 – Soledade
Sábado, domingo e segunda-feira.

Eixo 2 – Juazeirinho
Terça e quarta-feira

Eixo 3- Cubati, São Vicente do Seridó , Olivedos e Pedra Lavrada.
Quinta e sexta-feira

Dias com água

Eixo 1- Soledade
Terça-quarta, quinta e sexta-feira.

Eixo 2- Juazeirinho
Quinta, sexta, sábado, domingo e segunda-feira

Eixo 3 – Cubati, Seridó, São Vicente do Seridó, Olivedos e Pedra Lavrada.

 

Jornal da Paraíba

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas