27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPlano de Ação João Pessoa Sustentável é destaque em intercâmbio com representantes...

Plano de Ação João Pessoa Sustentável é destaque em intercâmbio com representantes de Moçambique

João Pessoa está entre as cinco cidades brasileiras que possuem um plano de ação sustentável, que prevê o aumento da população, crescimento econômico e estrutural, associados às mudanças climáticas. Nesta quinta-feira (22), o plano foi apresentado por representantes de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para uma comitiva formada por técnicos da administração pública de Moçambique, no Paço Municipal, Centro da Capital.

O Plano de Ação João Pessoa Sustentável faz parte da iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo foi elaborado com base em um diagnóstico realizado em 2014 pela empresa de consultoria espanhola Idom, inclusive com ações de grande impacto já sendo realizadas nas áreas de habitação, saneamento, pavimentação e meio ambiente.

“Temos intervenções muito importantes já executadas, que seguiram à risca o diagnóstico realizado pela Idom em 2014, como por exemplo, a requalificação da Avenida Beira Rio. Ainda temos o projeto das moradias na comunidade Saturnino de Brito, além dos residenciais Colinas de Gramame, Vista Alegre”, destacou o secretário da Receita Municipal (Serem), Adenilson Oliveira, durante apresentação do Plano.

Pra Eurico Macuacua, que trabalha com obras públicas em Moçambique, o intercâmbio está sendo muito proveitoso para a troca de experiências, inclusive para que futuros projetos sejam realizados no seu país, com base na experiência de João Pessoa. “O que mais me impressionou foi o fato de João Pessoa ter estudos de base, bem mapeados, que prevê todas as intervenções necessárias em todas as áreas, agora e para o futuro”, afirmou.

O intercâmbio com os técnicos de Moçambique continua nesta sexta-feira (23), quando a equipe da PMJP irá apresentar os projetos do Villa Sanhauá, Parque da Lagoa, contenções das moradias do Timbó, requalificação da Avenida Beira Rio e das comunidades do S e Saturnino de Brito, além do novo Bairro São José.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas