31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEmerson Panta participa de encontro do FOCCO-PB sobre Controle Interno

Emerson Panta participa de encontro do FOCCO-PB sobre Controle Interno

Nesta quarta-feira (21), o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, esteve com gestores e representantes dos dez maiores municípios da Paraíba participando de evento promovido pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) sobre a instalação e o aprimoramento dos órgãos de controle interno das prefeituras.

O encontro realizado no auditório do Shopping Sebrae teve como tema “FOCCO-PB e municípios: construção de pactos pelo controle interno”, e contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da Paraíba, Ministério Público Federal, Controladoria Geral do Estado, Controladoria Geral da União e Controladoria Geral do Município de João Pessoa.

Na Paraíba, apenas 40% dos municípios têm Controle Interno e a iniciativa visa fortalecer o controle de modo que as maiores cidades paraibanas sirvam como exemplo para aperfeiçoamento da administração pública e implemento do controle interno nos municípios. A proposta é construir pactos e alternativas para o futuro a fim de melhorar a transparência e avançar no combate à corrupção.

“Entendemos que transparência, combate à corrupção e controle interno têm papel fundamental na administração pública e na gestão de resultados. Santa Rita, embora tenha iniciado a gestão em 2017 sem nenhum histórico de controle, tem realizado trabalho árduo para que a gestão alcance seus objetivos de modo transparente”, afirmou o prefeito Emerson Panta.

De acordo com Diogo Mariz, controlador-geral do município, no trabalho desenvolvido em Santa Rita, destaca-se a análise prévia da realização de despesas de várias secretarias, assim como da conformidade de fluxos, além da revisão dos procedimentos licitatórios. “A determinação da gestão é a rigorosa fiscalização dos gastos públicos. Agora, a Controladoria municipal almeja passar a aferir a qualidade dos serviços prestados ao povo de Santa Rita, o que será um grande passo no caminho das boas práticas administrativas”, explicou.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas