32.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaINOVAÇÕES: TCE-PB põe no ar serviço inédito de informação sobre gastos públicos

INOVAÇÕES: TCE-PB põe no ar serviço inédito de informação sobre gastos públicos

Os paraibanos já podem acompanhar a marcha dos gastos municipais, com intervalo de minutos. Este fato – uma exclusividade, em escala nacional – decorre do sistema on line de acompanhamento da gestão pública posto em prática pelo Tribunal de Contas do Estado.

“As consultas a empenhos de despesas diárias das Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Institutos de Previdência, Fundos de Saúde e Assistência, ou seja, de qualquer organismo público municipal, já estão disponíveis na tela do novo Sagres, o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade implantado em 2013 e, desde então, sucessivamente aprimorado”, informa o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes.

Mais dinâmica, auto-explicativa e de consulta agora mais facilitada, a nova página do Sagres On Line traz, logo no alto, com grande destaque, quadro com valores referentes a despesas municipais continuamente pagas e, portanto, modificadas a todo instante.

Trata-se de serviço de utilidade pública sem precedente em todo o sistema brasileiro de controle externo, seja pela rapidez das informações, seja por detalhes que envolvem níveis mínimos dos gastos. As consultas tanto podem ser feitas de modo global quanto, de forma específica, município por município, independentemente de cada porte, ou região.

“Temos, aqui, uma ferramenta de enorme importância e utilidade não apenas para os muitos segmentos da sociedade, mas, ainda, para os próprios gestores públicos municipais então aptos ao acompanhamento de tudo aquilo que seja executado por dirigentes de órgãos diversos das Prefeituras e Câmaras sob seus comandos”, considera o presidente do TCE.

Em fase experimental, a nova versão Sagres 50.0 ainda convive com a versão mais antiga, igualmente disposta à consulta de todos. Posteriormente, o leque de informações acerca das despesas públicas será ampliado para os organismos da administração estadual, com a mesma celeridade e o mesmo propósito.

Veja a nova versão 50.0 do Sagres On Line. https://sagresonline.tce.pb.gov.br/#/inicio

Conheça vídeo institucional d o Sagres do TCE-PB – Maior banco de dados aberto da Paraíba  https://youtu.be/_BgirSMGoGQ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas