26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCampina Grande sedia Seminário de Fortalecimento da Gestão Municipal

Campina Grande sedia Seminário de Fortalecimento da Gestão Municipal

Na tarde desta segunda-feira, 05, a Coordenação Geral de Desenvolvimento Sustentável, unidade integrante da Diretoria de Planejamento e Articulação de Política da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, realizou o Seminário de Fortalecimento da Gestão Municipal, no auditório do Sine.

De acordo com Vera Lúcia Assunção, da Coordenação Geral de Desenvolvimento Sustentável da Sudene, a Superintendência vem atuando em suas linhas de ação no fortalecimento das administrações municipais. “Este ano foi iniciado um piloto de execução de alguns cursos com conteúdo e elaboração de projetos, operacional Siconv I e Siconv II”, declarou.

Nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7, no Núcleo de Tecnologia Municipal (localizado nas dependências da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), será ministrado o Curso de Elaboração de Projetos, com uma carga horária de 16 horas/aula. Na quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, no mesmo local, será o curso Operacional Siconv I, que vai do envio da proposta até a formalização do Instrumento. Nos dias 12 e 13, o curso Operacional Siconv II, que vai da execução à prestação de contas.

Os cursos têm como público alvo, os servidores da administração local, sejam efetivos ou comissionados, da estrutura dos municípios. Vera Lúcia informa, que a Sudene entende que é preciso envolver, capacitar, aportar conhecimento para melhorar a eficiência e fortalecer essas administrações.

A execução do seminário e dos cursos em Campina Grande é o resultado de uma parceria da Sudene com a Escola Superior de Administração Fazendária e a Prefeitura Municipal. “Estas parcerias nos possibilitaram estar em vários locais ao mesmo tempo, ofertando esses cursos. Nesse primeiro momento, eles poderão se somar a outros projetos com outras capacitações”, destacou Vera Lúcia.

A professora Maria de Fátima Martins, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ministrou palestra sobre Gestão Municipal para o Desenvolvimento Local e Sustentável, abordando os objetivos do desenvolvimento sustentável e como poderá ocorrer. Ela falou sobre a necessidade de políticas públicas para garantir suporte ao desenvolvimento sustentável e que este deve estar baseado em três aspectos: desenvolvimento social; desenvolvimento ambiental e desenvolvimento econômico.

Após a palestra foi realizada a apresentação das instituições convidadas: Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Estado da Paraíba; Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande e FIEP. O seminário foi encerrado com a realização de um debate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas