31.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeitura entrega kits de robótica com nova tecnologia para escolas da rede...

Prefeitura entrega kits de robótica com nova tecnologia para escolas da rede municipal

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está investindo mais de meio milhão de reais em novos kits de robótica para a Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda-feira (24), às 9h, o prefeito Luciano Cartaxo fará a entrega na Escola Municipal Frei Afonso, localizada no bairro do Róger, que foi campeã, nesse mês de setembro, do nível 1 na XII edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa Paraíba, na Estação das Artes, prédio do complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

Os novos kits agora irão utilizar a tecnologia Arduino, um hardware diferenciado do qual é utilizado na atualidade nas aulas de Robótica Educacional. O novo sistema irá proporcionar um melhor desempenho nas participações em campeonatos, como também, promover o estudo de temas relacionados à cidadania e ao desenvolvimento sustentável da natureza.

As aplicações da nova tecnologia são as mais variadas em termo de diversão passando pela arte, automação residencial e jogos. Os kits são compostos por sensores de cor, óptico e de vibração, drive motor, uma Placa Uno, além de outros equipamentos.

Conquistas – em 2013, alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’.

Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria.

Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’.

Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americano de Robótica (Larc), em Recife.

Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segundo, terceiro e quarta colocação.

Estágios – a robótica na Rede Municipal também abriu caminhos para o mercado de trabalho. Estudantes de robótica da Rede Municipal já foram selecionados para estágios em empresa nacional e outros ganharam bolsa de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço:
Entrega de novos kits de robótica na Escola Municipal Frei Afonso
Data: segunda-feira, 24 de setembro
Hora: 9h
Endereço: Rua Cordeiro Sênior, nº 250, Róger
Ponto de referência: por trás da Oficina São Pedro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas