28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPrefeito Romero Rodrigues acompanha desfile cívico-militar e destaca tema da manifestação patriótica

Prefeito Romero Rodrigues acompanha desfile cívico-militar e destaca tema da manifestação patriótica

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, participou na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, das comemorações alusivas à Independência do Brasil. A programação começou às 8h, na Praça da Bandeira, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Houve, também, a tradicional revista às tropas, vindo logo em seguida o desfile cívico-militar, na Avenida Floria Peixoto.

No início da programação cívica, o prefeito Romero Rodrigues procedeu ao hasteamento da bandeira municipal. Já as bandeiras do Brasil e da Paraíba foram hasteadas, respectivamente, pelo comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Márcio Rogério Brito Borges, e pelo comandante do Policiamento Regional (CPR1), coronel Paulo Almeida Martins. A filarmônica municipal Epitácio Pessoa executou os hinos do Brasil, da Independência e de Campina Grande, sob a regência do maestro José Adeilson da Silva.

Quase 60 entidades civis, militares e religiosas participaram da programação. Ponto alto das atividades da Semana da Pátria, o desfile ocupou a extensão da Avenida Floriano Peixoto, no centro, no trecho entre o viaduto Elpídio de Almeida e o Teatro Municipal Severino Cabral, com o palco para as autoridades instalado na Praça da Bandeira.

Além de enaltecer a cidadania e homenagear a Pátria, o desfile abordou o tema “Campina: patrimônio histórico e diversidade cultural”, ressaltando o sentimento de identidade e pertencimento da população com a cidade, sua história e suas tradições.  Sobre o tema geral do desfile de 2018, Romero Rodrigues disse que Campina Grande tem-se destacado pelo seu patrimônio histórico e cultural.

“Por isso, queremos, por meio deste desfile, levar a comunidade a refletir acerca da questão tão importante da preservação do patrimônio da nossa história, além do enaltecimento da nossa identidade cultural”, afirmou, acrescentando ainda que num momento tão difícil da história nacional também é preciso o poder público estimular o patriotismo, sendo isto feito, por exemplo, por meio de desfiles cívicos e militares, com a intensa participação das escolas municipais.

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, destacou que o desfile deste ano atraiu um público estimado em 10 mil pessoas, as quais tiveram a oportunidade de receber uma mensagem de valorização da diversidade cultural campinense e também do patrimônio histórico da cidade.
“Estamos, com isso, culminando a programação alusiva à Semana da Pátria tão importante para reverenciar a identidade do povo brasileiro. Além disso, prestamos homenagem ao patrimônio histórico local que conta, por exemplo, com a feira central que, já este ano, conquistou o título de patrimônio imaterial do Brasil”, afirmou.

Além da secretária de Educação e do prefeito Romero Rodrigues, estiveram presentes, entre muitas outras autoridades, os vereadores Teles Albuquerque e João Dantas, além de representantes de entidades civis e militares em geral.

Desfiles nos distritos – Também neste dia 7, no turno da tarde, será a vez do distrito de Galante receber as comemorações em alusão à Independência. O desfile, que contará com a participação de 24 entidades, será realizado na rua principal do distrito, a partir das 15h.

Já no dia 16, a Prefeitura realiza o desfile do distrito de São José da Mata, também a partir das 14h30min, com a participação de 23 instituições, encerrando as atividades deste ano da Semana da Pátria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas