25.1 C
João Pessoa
InícioPolítica“Pior que não alcançar meta do Ideb, é não conseguir há quase...

“Pior que não alcançar meta do Ideb, é não conseguir há quase 10 anos”, diz presidente da CMJP sobre desempenho de Escolas Estaduais

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), lamentou nesta quarta-feira (05) o desempenho das escolas públicas estaduais da Paraíba que não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2017), divulgado na última segunda-feira. “Minha maior preocupação não é nem com os números de 2017, mas com o histórico das escolas públicas estaduais que desde 2010 não alcançam o desempenho desejado”.

“Estamos diante de quase uma década em que os alunos da Rede Estadual não estão conseguindo alcançar aquilo que o Ministério da Educação colocou como meta e honestamente acho que é importante que se tenha humildade para reconhecer a falha e buscar uma nova maneira de se fazer educação pública na Paraíba”, desabafou o presidente.

Conforme os dados do MEC, para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a projeção de crescimento do Ideb para as escolas públicas na Paraíba era para sair de 2,5 pontos em 2007 para 4,0 em 2017. O crescimento real foi de 2,8 pontos em 2007 para 3,6 dez anos depois. Da mesma forma, a meta prevista para o índice em escolas públicas do ensino médio era de 2,9 em 2007 para 4,0 em 2017, com crescimento real de 2,9 pontos para 3,1.

Satisfação com resultado de João Pessoa

“Em contrapartida o resultado das escolas municipais em João Pessoa é radicalmente o oposto”, comemorou o presidente. “Desde 2013, os estudantes do Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal da Capital atingiram ou superaram todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação”, disse.

De fato, em João Pessoa, a nota do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 4,9 enquanto a meta era 4,6. No histórico do estudo, a atual gestão tem conseguido superar todas as metas. Isso porque em 2015, a meta era 4,3 e a nota conquistada foi de 4,6. E, em 2013, enquanto a meta era 4,0, João Pessoa conseguiu a nota 4,5. As notas obtidas pela rede municipal da Capital foram superiores às obtidas pela média geral das escolas da rede pública dos 223 municípios paraibanos no mesmo nível de ensino (4,7 em 2017; 4,5 em 2015; e 4,2 em 2013).

“Em nossa capital é importante reconhecer os acertos do prefeito Luciano Cartaxo, da secretária de Educação, Edilma da Costa, da Secretária adjunta, Professora América, dos diretores, professores, pais e dos alunos”, arrematou Marcos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas