30.6 C
João Pessoa
InícioParaí­baConta de luz sobe até 16,75% na PB a partir do dia...

Conta de luz sobe até 16,75% na PB a partir do dia 28

O reajuste tarifário da concessionária Energisa Paraíba Distribuidora de Energia (EPB) foi aprovado nesta terça-feira (21) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A empresa atende 1,4 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios da Paraíba. O reajuste varia conforme o tipo de consumidor e chega até 16,75%, começando a vigorar em 28 de agosto. Veja abaixo a tabela.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

Segundo a ANEEL, os componentes financeiros, principalmente relacionados à aquisição de energia e ao risco hidrológico, foram responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 8,73 pontos porcentuais da variação, mais da metade do reajuste médio de 15,73%. “Por outro lado, esse mesmo efeito financeiro tende a atenuar, em 2019, o próximo processo tarifário da distribuidora”, disse a Aneel.

Veja abaixo a tabela divulgada pela ANEEL com os aumentos:

Empresa

Consumidores residenciais – B1

Energisa Paraíba (EPB)

15,29%

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média (indústrias)

Efeito Médio para o consumidor

Energisa Paraíba (PB)

15,41%

16,75%

15,73%

 

Baixa tensão é para o consumo residencial e comercial. A Energisa Paraíba atende a 216 cidades do estado, enquanto a Energisa Borborema, em Campina Grande, presta serviços para outros sete municípios do interior. Não foi definido percentual de reajuste para clientes da Energisa Borborema. Com informações do Portal Correio

Thaysa Videres
Thaysa Videres
Jornalista - Assessora de Comunicação - Repórter do PautaPB / [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas