32.1 C
João Pessoa
InícioParaí­ba'Mudança Via Leis e Mobilização' será o tema da Virada Legislativa durante...

‘Mudança Via Leis e Mobilização’ será o tema da Virada Legislativa durante o Hackfest

‘Mudança Via Leis e Mobilização’ será o tema da Virada Legislativa durante o ‘HackFest de 2018. Essa “trilha”, como tem sido chamada, vai permitir aos participantes inscritos construir projetos de lei de iniciativa popular e estratégias de mobilização com o objetivo de solucionar problemas da realidade brasileira.

Além dessa trilha legislativa, o evento irá contar com a trilha ‘hacker ou de tecnologia’, que contará com o apoio de coaches em TI, finanças, direito e gestão pública para criação de aplicativos.

A Virada Legislativa foi criada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e aplicada pela primeira vez em João Pessoa, em outubro de 2017, em uma parceria pioneira com a Câmara Municipal de João Pessoa.

Ela consiste em uma metodologia coletiva e colaborativa para que diferentes atores participem ativamente da política do país, por meio da proposição de leis e do recolhimento de assinaturas pelo aplicativo Mudamos.

Em sua primeira edição, o tema Mobilidade Urbana reuniu estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo, legisladores e diferentes coletivos da sociedade civil engajados em melhorar as condições de mobilidade da Capital.

Ao todo, foram criados cinco Projetos de Lei (PL) de iniciativa popular que foram apresentados através do aplicativo ‘Mudamos’, ferramenta efetivada, na Virada, voltada para a assinatura de projetos de iniciativa popular de maneira eletrônica.

Tema será definido na abertura do evento

O tema central dos trabalhos deste ano será definido na quinta-feira, primeiro dia do ‘HackFest + Virada Legislativa’, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. A nave disponível para a maratona estará aberta ao acesso das equipes das 8h às 23h59 dos dias 17 e 18 e das 8h às 12h do dia 19.  

A uma semana do início do evento, a ‘Virada Legislativa’ conta com 206 inscritos, segundo informação da organização do evento. Além das duas centenas de inscritos na ‘Virada’, que será realizada por vereadores, servidores da Casa Napoleão Laureano e técnicos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas