29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baTendo uma das suas bandeiras de atuação, deputado alerta população para aumento...

Tendo uma das suas bandeiras de atuação, deputado alerta população para aumento no número de câncer

Este ano, deverão ser diagnosticados 1.690 novos casos de Câncer de Cabeça e Pescoço apenas este ano. O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Bruno Cunha Lima (SD), lembrou o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27 de julho) e destacou a importância de campanhas como o Julho Verde, que tem por intuito alertar a população para necessidade do diagnóstico precoce da doença.

“Na Paraíba 26 pessoas descobrem, diariamente, que tem câncer. O tratamento é um desafio para quem enfrenta a doença, por isso, aproveito a oportunidade para reforça a importância no diagnóstico precoce da doença, principalmente no câncer de cabeça e pescoço, que é o tipo de patologia que envolve a campanha do Julho Verde. Além disso, deixo o alerta para que a população possa buscar os serviços de saúde que trabalham no diagnóstico e combate da doença”, reforçou Bruno.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Paraíba deverão ser diagnosticados 1.690 novos casos de Câncer de Cabeça e Pescoço, apenas neste ano. O parlamentar ressaltou de forma mais detalhada os números de ocorrências de câncer de cabeça e pescoço. “De acordo com dados do INCA as estimativas para novos casos de câncer na cavidade oral, que é um dos que se enquadram como de cabeça e pescoço, é de 140 para homens e 100 para mulheres, isso no Estado da Paraíba. Fora outros tipos de câncer que são considerados de cabeça e pescoço”, apresentou.

Entre os tipos de câncer mais comuns em termos de ocorrência estão o de pele (não melanomas), da cavidade oral e tireóide. As causas vão de acordo com cada tipo de câncer, mas as mais comuns em relação aos tumores de pele é a exposição solar excessiva. Já nas lesões de cavidade oral o tabagismo e a ingestão alcoólica são os grandes vilões. Porém, alguns vírus podem também estar relacionados com surgimento de tumores de cavidade oral como o HPV.

Frente Parlamentar – Bruno falou também sobre o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar. “O câncer, seja qual for o tipo, é uma luta que abraçamos durante os 365 dias do ano e o trabalho é em prol da conscientização da população para a importância da realização de exames que confirmam ou não os casos de câncer em cada indivíduo. Além disso, a Frente Parlamentar promove ações que visam contribuir com instituições que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer, a exemplo do Hospital Napoleão Laureano, aqui em João Pessoa e Hospital da FAP, em Campina Grande”, concluiu. Entre as ações da frente estão a Corrida do Bem e o Pedal Solidário que arrecadaram cerca de meio milhão para entidades filantrópicas que cuidam de pacientes com câncer.

Câncer de Cabeça e Pescoço – São considerados por incidência os que ocorrem na cavidade oral, orofaringe, laringe, glândulas salivares e tireóides. Entre os sintomas estão à diminuição do apetite, cansaço, palidez, febre e dor podem surgir na fase em que a doença está localizada. No que diz respeito ao diagnóstico, exames devem ser realizados de acordo com o local de ocorrência da patologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas